Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Leticia
dc.date.accessioned2020-11-14T17:46:35Z-
dc.date.available2020-11-14T17:46:35Z-
dc.date.issued2017-06-21
dc.identifier.citationCORREIA, Leticia. Controle de versão para armazenamento do contexto da interação do aprendiz com objetos de aprendizagem. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11851-
dc.description.abstractThe technology is gaining more space and importance in education, going from the use of computers and specific softwares for teaching and learning. Among the projects focused on education, there are authoring tools to create and provision learning objects. The FARMA is an authoring tool that has the focus in the context of error recovery and apprentice hits, a key element for the analysis of learning of an individual. To store this information FARMA generates a large redundancy data, which slows the recovery of contexts errors and successes. Thus, this work presents a new modeling of the FARMA database, which provides a version control of learning objects. This modeling stores the contexts of learner interaction with a learning object, and according to this context, ensures the correct data for the generation of learner performance statistics within a learning object and even within a class. Therefore, this work has the differential of obtaining a versioning model of low complexity and little data redundancy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores)pt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectArquitetura de rede de computadorpt_BR
dc.subjectComputer programmingpt_BR
dc.subjectData basespt_BR
dc.subjectComputer network architecturespt_BR
dc.titleControle de versão para armazenamento do contexto da interação do aprendiz com objetos de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeVersion control for context storage of apprentice interaction with learning objectspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA tecnologia está ganhando cada vez mais espaço e importância na educação, indo desde o uso de computadores até softwares específicos para o ensino e aprendizagem. Dentre os projetos com foco na educação, existem as ferramentas de autoria para criação e disponibilização de objetos de aprendizagem. A FARMA é uma ferramenta de autoria que tem o foco na recuperação do contexto de erros e acertos do aprendiz, elemento fundamental para a análise da aprendizagem de um indivíduo. Para armazenamento dessas informações a FARMA gera uma grande redundância de dados, o que torna lenta a recuperação dos contextos. Deste modo, este trabalho apresenta uma nova modelagem do banco de dados da FARMA, que fornece um controle de versão dos objetos de aprendizagem. Essa modelagem armazena os contextos de interação do aprendiz com um objeto de aprendizagem, e de acordo com esse contexto, garante os dados corretos para a geração das estatísticas de desempenho do aprendiz dentro de um objeto de aprendizagem e até mesmo no âmbito de uma turma. Sendo assim, este trabalho tem o diferencial de obter uma modelagem de versionamento de baixa complexidade e pouca redundância de dados.pt_BR
dc.degree.localGuarapuavapt_BR
dc.publisher.localGuarapuavapt_BR
dc.contributor.advisor1Marczal, Diego
dc.contributor.referee1Maczal, Diego
dc.contributor.referee2Soares, Paulo Henrique
dc.contributor.referee3Oliveira, Carolina Moreira
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Sistemas para Internetpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:GP - Tecnologia em Sistemas para Internet

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COINT_2017_1_03.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.