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Título: Estudo da resistência à corrosão da liga automobilística DP600 devido a soldagem a laser
Título(s) alternativo(s): Study of corrosion resistance of the alloy to the automotive DP600 due to laser welding
Autor(es): Braz, Willer Cezar
Orientador(es): Mazur, Viviane Teleginski
Palavras-chave: Soldagem
Aço - Corrosão
Metalografia
Welding
Steel - Corrosion
Metallography
Data do documento: 19-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: BRAZ, Willer Cezar. Estudo da resistência à corrosão da liga automobilística DP600 devido a soldagem a laser. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2018.
Resumo: O presente trabalho teve por finalidade realizar o estudo e análise da resistência à corrosão do aço bifásico DP 600, que faz parte do grupo de aços avançados de alta resistência (AHSS – advanced high strenght steel), que tem potencial na aplicação em indústria automobilística, contribuindo para redução de peso nos veículos, reduzindo o consumo de combustíveis e emissão de CO2. Foi realizada a soldagem a laser com diferentes parâmetros combinados de velocidade de varredura e potência do feixe de laser, sendo 50 mm/s e 1500 W, 25 mm/s e 750 W e 12,5 mm/s e 375 W. Esses parâmetros foram selecionados de modo a manter o mesmo aporte de energia durante o processo. Para o uso industrial, o aço DP600 possui um revestimento de zinco, que devido ao processamento a laser, pode ter sua resistência à corrosão alterada. Este trabalho realizou o estudo da influência dos parâmetros de soldagem na taxa de corrosão. Realizou-se os procedimentos de preparação metalográfica de amostras, análise com microscopia óptica de sua microestrutura para cada cordão de solda, bem como do metal base com o revestimento de zinco e do metal base polido. Depois foram confeccionados eletrodos com as diferentes amostras para o estudo eletroquímico de cada cordão de solda e metal base com revestimento e polido. Foram realizados ensaios para determinar os valores de potencial de corrosão, micro e macro polarização, observando-se o comportamento da liga avançada. Os eletrodos foram expostos à uma solução aerada de NaCl 3,5%. Com os dados eletroquímicos foi calculada a taxa de corrosão dos diferentes eletrodos, permitindo avaliar as mudanças nas propriedades de inibição a corrosão que o Zn proporciona.
Abstract: The present work purposes to carry out the study and analysis of the corrosion resistance of the dual-phase steel, DP 600, which is an advanced high strenght steel - AHSS, which has potential application in the automotive industry, contributing to weight reduction in vehicles, lowering fuel consumption and CO2 emissions. The laser welding process was carried out with different combined parameters of scanning speed and laser power: 50 mm/s and 1500 W, 25 mm/s and 750 W, 12.5 mm/s and 375 W. This parameters were set in order to keep the same heat output. For industrial use, the DP600 steel has a zinc coating, which due to the laser welding can have their resistance to corrosion changed. This work conducted a study of the influence of welding parameters on the corrosion rate. It has been performed procedures to prepare metallographic samples to optical microscopy analyses of each weld bead microstructure, as well as the base material with zinc coating and polished sample. After the preparation of electrodes with the different samples, electrochemical studies of each weld bead and base material with zinc coating and polished samples were carried out to determine the values of corrosion potential, micro and macro polarizations, observing the behavior of the advanced alloy. The electrodes were exposed to an aerated solution of NaCl 3.5%. With the electrochemical data the corrosion rate was calculated for the different electrodes, allowing to assess the changes in the corrosion resistance.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11838
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