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dc.creatorOliveira, Leonardo Crizam de
dc.date.accessioned2020-11-14T17:26:32Z-
dc.date.available2020-11-14T17:26:32Z-
dc.date.issued2018-11-30
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Leonardo Crizam de. Dimensionamento e otimização estrutural da suspensão traseira de um veículo fora de estrada tipo mini Baja SAE. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11795-
dc.description.abstractThe present work deals with the structural design and optimization of a specific rear suspension system for the first prototype of the Fenris Baja SAE team located in UTFPR campus Guarapuava . Optimization in general has a growing demand in all engineering branches, especially in the automobile industry due to the importance of specific parts weight reducing and their direct impact on the vehicle dynamics. This work was developed by the quantitative analysis and data acquisition of the Tri Link suspension, kinematic, dynamic sizing and optimization of the elements using the software SolidWorks, Adams Car and Ansys.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectVeículos a motor - Molas e suspensãopt_BR
dc.subjectAutomóveis - Dinâmicapt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectMotor vehicles - Springs and suspensionpt_BR
dc.subjectAutomobiles - Dynamicspt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.titleDimensionamento e otimização estrutural da suspensão traseira de um veículo fora de estrada tipo mini Baja SAEpt_BR
dc.title.alternativeDesign and structural optimization rear suspension of an off-road vehicle type mini Baja SAEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata do dimensionamento e otimização estrutural de um sistema específico de suspensão traseira para o primeiro protótipo da equipe Fenris Baja SAE localizada na UTFPR campus Guarapuava. A otimização no geral tem um demanda crescente em todos os ramos da engenharia, principalmente na automobilística devido a importância da redução do peso de peça específicas e seu impacto direto na dinâmica do veículo. Esse trabalho foi desenvolvido pela análise quantitativa e aquisição de dados da suspensão Tri Link, dimensionamento cinemático, dinâmico e otimização dos elementos utilizando os softwares SolidWorks, Adams Car e Ansys.pt_BR
dc.degree.localGuarapuavapt_BR
dc.publisher.localGuarapuavapt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Luan Jose Franchini
dc.contributor.referee1Ferreira, Luan Jose Franchini
dc.contributor.referee2Nunez, David Lira
dc.contributor.referee3Maldonado, Paul Adrian Delgado
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
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