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dc.creatorMartins, Romulo Matheus Emmerick
dc.date.accessioned2020-11-14T17:25:51Z-
dc.date.available2020-11-14T17:25:51Z-
dc.date.issued2016-11-30
dc.identifier.citationMARTINS, Romulo Matheus Emmerick. Simulação numérica da redução de ruído em pás de aerogeradores. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11770-
dc.description.abstractThis paper presents a study of the reasons why the owl flight is the quietest among the birds, trying to adapt features of the wings to the profile of wind turbine blades. The serration commonly known as "Owl's Wing Design” affects directly on the flow stream that amends the vorticity and consequently the noise and performance of equipment. The focus is still on the simulation of a geometric profile within the antialiasing perspective, where you want to vary angles. To validate the numerical model is choosed to develop a prototype.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectControle de ruídopt_BR
dc.subjectEnergia eólicapt_BR
dc.subjectAerodynamicspt_BR
dc.subjectNoise controlpt_BR
dc.subjectWind powerpt_BR
dc.titleSimulação numérica da redução de ruído em pás de aerogeradorespt_BR
dc.title.alternativeNumerical and experimental simulation of the reduction of noise in wind turbine bladespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo dos motivos pelos quais o voo da coruja é o mais silencioso dentre as aves, buscando adaptar características de suas asas ao perfil das pás de aerogeradores. O perfil serrilhado comumente conhecido como “Design da asa da coruja” afeta diretamente sobre o escoamento do fluxo, alterando a vorticidade e, consequentemente, o ruído e o desempenho do equipamento. Foca-se ainda na simulação de perfil geométrico, dentro da perspectiva de serrilhamento, em que pretende-se variar as angulações. Para validação do modelo numérico opta-se por elaborar um protótipo.pt_BR
dc.degree.localGuarapuavapt_BR
dc.publisher.localGuarapuavapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Raquel da Cunha Ribeiro da
dc.contributor.advisor-co1Marczal, Mauricio Daniel
dc.contributor.referee1Silva, Raquel da Cunha Ribeiro da
dc.contributor.referee2Marczal, Mauricio Daniel
dc.contributor.referee3Maldonado, Paul Adrian Delgado
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
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