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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11763
Título: | Modelagem padrão a ar de motores a cinco tempos com ignição por centelha com tempo finito de adição de calor (FTHA) |
Título(s) alternativo(s): | Air-standard modeling of spark-ignited five-stroke engines with finite-time heat addition (FTHA) model |
Autor(es): | Santos, Lucas Yegman dos |
Orientador(es): | Naaktgeboren, Christian |
Palavras-chave: | Motores de combustão interna Motores Engenharia mecânica Internal combustion engines Motors Mechanical engineering |
Data do documento: | 11-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Guarapuava |
Citação: | SANTOS, Lucas Yegman dos. Modelagem padrão a ar de motores a cinco tempos com ignição por centelha com tempo finito de adição de calor (FTHA). 2019. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2019. |
Resumo: | Com a crescente demanda energética atual, existe a necessidade de desenvolver maneiras mais eficientes de se converter as relativamente abundantes fontes de calor em trabalho. Para os motores de combustão interna existem várias tecnologias promissoras nesse mercado dentre elas o motor a cinco tempos, cujo objetivo é obter eficiências energéticas maiores que as dos motores tradicionais de quatro tempos predominantes no mercado, através da expansão estendida dos gases de escape em um quinto tempo, no próprio motor. Modelos de ciclo motores a cinco tempos são ainda escassos em razão de sua invenção ser relativamente recente. A Modelagem de tempofinito de adição de calor (FTHA) é uma técnica recente de modelagem de ciclos motores Otto que incorpora importantes parâmetros construtivos dos motores enquanto mantém a simplicidade de uma modelagem padrão a ar. Este trabalho propõe aliar a modelagem de tempo-finito de adição de calor aos casos de motores a cinco tempos. |
Abstract: | With the current increasing demand for energy, there is a need for the development of more efficient forms of conversion between the relatively abundant heat sources into work. Several promising internal combustion engine technologies currently exist, among which the 5-stroke internal combustion engine, whose objective is to obtain greater thermal efficiencies with respect to the now ubiquitous four-stroke engines, through the extended expansion of the exhaust gases in a fifth stroke inside the engine block. 5-stroke heat engine models are relatively scarce in the literature due to the recent invention of such engine type. Finite-time heat addition (FTHA) modeling is a recent technique for Otto engines that allows for the engine’s main parameters to be accounted for while retaining the simplicity of air-standard modeling. This work proposes to apply finite-time heat addition modeling onto five-stroke heat engines. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11763 |
Aparece nas coleções: | GP - Engenharia Mecânica |
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