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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11743
Título: | Análise estrutural do chassi de um transbordo canavieiro |
Título(s) alternativo(s): | Structural analysis of a sugarcane wagon chassis |
Autor(es): | Bosa, André Luiz da Silva |
Orientador(es): | Ramalho, Denise Alves |
Palavras-chave: | Análise estrutural (Engenharia) Cana-de-açúcar Falhas estruturais Structural analysis (Engineering) Sugarcane Structural failures |
Data do documento: | 23-Jun-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Guarapuava |
Citação: | BOSA, André Luiz da Silva. Análise estrutural do chassi de um transbordo canavieiro. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2017. |
Resumo: | O trabalho desenvolvido tem o intuito de analisar o mercado da cana de açúcar no Brasil, expondo um breve histórico do seu crescimento e suas principais utilizações. Aliado a isso, realizou uma introdução para análise estrutural de um transbordo canavieiro, cujo projeto foi cedido pela empresa Metalcana de Cianorte - Paraná. Nesse estudo, utilizando o referencial bibliográfico, determinaram-se as principais diferenças entre os modelos de falhas estáticas e dinâmicas (por fadiga), expondo os tipos de análise, cálculo das tensões e carregamentos contidos no sistema. Definiram-se os estágios da mecânica da fratura, explicou-se o surgimento e a propagação da trinca e expôs o tempo em que cada estágio demora para acontecer. Por fim, realizaram-se as simulações de deformação, deslocamento e distribuição de carga no chassi, analisando os resultados das mesmas, comparando-os com a necessidade operacional do equipamento e avaliando a necessidade de otimização. |
Abstract: | The purpose of this study is to analyze the sugarcane market in Brazil, showing a brief history of its development and application. Also, this paper introduces a structural analysis of a sugarcane wagon project from the company Metal Cana of Cianorte – Paraná. Using scientific data from the literature, differences between failures in static and dynamic models were determined, presenting different types of analysis, stress and loading calculations within the system. Furthermore, the stages of a mechanical fracture were defined, explanations on how a crack appears and propagates were elucidated and the time that each stage takes to occur was stated. Finally, the simulations of deformation, displacement and load distribution were carried out in the chassis, analyzing their results, comparing them with the operational need of the equipment and evaluating the need for optimization. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11743 |
Aparece nas coleções: | GP - Engenharia Mecânica |
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