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dc.creatorMülhbauer, Marlon-
dc.date.accessioned2015-05-21T15:47:17Z-
dc.date.available2015-05-21T15:47:17Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMÜLHBAUER, Marlon. Cartografia: uma introdução aos conceitos de geometria não euclidiana na educação básica. 2014. 68 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1171-
dc.description.abstractThis project propose the introduction to non Euclidean geometries, especially Spherical Geometry in high school for second graders in order to improve the processes of teaching and learning that discipline. Includes a brief history of geometry, with names like Euclides, Bolyai, Lobachevsky and Riemann, and its importance to the improvement of this content. Furthermore, cartography topics were explained to level the knowledge and can achieve an important result: the determination of the distance between two points on the surface of a sphere. The activities implemented for students appearing in the appendix, after all the explanation of the classes and worked contents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGeometria não-Euclidianapt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectGeometry, Non-Euclideanpt_BR
dc.titleCartografia: uma introdução aos conceitos de geometria não euclidiana na educação básicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo propor a introdução a Geometrais não Euclidianas, principalmente Geometria Esférica, no Ensino Médio, para alunos da segunda série, a fim de melhorar os processos de ensino e aprendizagem dessa disciplina. Conta com um breve histórico de geometria, com nomes como Euclides, Bolyai, Lobachevsky e Riemann, e a importância desses pensadores para o aperfeiçoamento deste conteúdo. Além disso, tópicos de cartografia foram explicitados, para nivelar os conhecimentos e conseguimos alcançar um resultado importante: a determinação da distância entre dois pontos da superfície de uma esfera. As atividades aplicadas para os alunos aparecem no apêndice, após toda a explanação das aulas e conteúdos trabalhados.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Bernardes, Mateus-
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

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