Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11612
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Perin, Ana Paula Juliana | |
dc.date.accessioned | 2020-11-13T18:09:43Z | - |
dc.date.available | 2020-11-13T18:09:43Z | - |
dc.date.issued | 2017-10-31 | |
dc.identifier.citation | PERIN, Ana Paula Juliana. Protótipo de sistema tutor inteligente para avaliação de aluno em ambiente virtual de aprendizagem com intercâmbio de dados em JSON. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11612 | - |
dc.description.abstract | In the contemporary world, the presence of digital technologies such as computers, tablets and smartphones added to social networks makes the creation and exchange of information grow exponentially. With so much information available, the possibilities for developing knowledge generation activities increase, not only in the school context, but in any context. School education can use this large availability of information and connectivity to develop new ways of teaching to improve the learning of its students. Virtual learning environments enter into this context as a mediator between disciplines and students, enabling teachers to send activities, archives, content and other resources aimed at education. Generally, such environments do not have an adaptability of activities or contents according to student learning. Intelligent Tutors provide the tools to decrease textit GAP between what exists and what it would be ideal to have. The objective of this work is to develop an Intelligent Activity-Based Tutorial Prototype based on virtual learning environments using data exchange using JSON technology, which allows any programming language to receive and send data quickly and independently of platform. The results have been satisfactory because it concludes with a functional tool with possibilities of continuation and expansion, since the code is free for use, improvements and distribution. This work is expected to contribute to society, especially in computer mediated education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | pt_BR |
dc.subject | Sistemas tutoriais inteligentes | pt_BR |
dc.subject | Intercâmbio eletrônico de dados | pt_BR |
dc.subject | Shared virtual environments | pt_BR |
dc.subject | Intelligent tutoring systems | pt_BR |
dc.subject | Electronic data interchange | pt_BR |
dc.title | Protótipo de sistema tutor inteligente para avaliação de aluno em ambiente virtual de aprendizagem com intercâmbio de dados em JSON | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | No mundo conteporâneo, a presença de tecnologias digitais como computadores, tablets e smartphones somadas às redes sociais fazem que a criação e trocas de informações cresçam de maneira exponencial. Com tanta informação à disposição, aumentam as possibilidades de desenvolver atividades para geração de conhecimento não apenas em contexto escolar, mas em qualquer contexto. A educação escolar pode utilizar desta grande disponibilização de informação e conectividade para desenvolver novas formas de ensino para melhorar a aprendizagem de seus alunos. Ambientes virtuais de aprendizagem entram neste contexto como um mediador entre disciplinas e alunos, possibilitando professores enviarem atividades, arquivos, conteúdos e outros recursos voltados à educação. Geralmente, tais ambientes não possuem uma adaptabilidade de atividades ou de conteúdos de acordo com a aprendizagem do aluno. Os Sistemas Tutores Inteligentes proporcionam as ferramentas para diminuir o gap entre o que existe e o que seria ideal ter. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um Protótipo de Sistema Tutor Inteligente baseado em atividades voltado a ambientes virtuais de aprendizagem utilizando o intercâmbio de dados através da tecnologia JSON, o que possibilita que qualquer linguagem de programação possa receber e enviar dados de maneira rápida e independente de plataforma. Os resultados foram satisfatórios pelo fato de concluir com uma ferramenta funcional e com possibilidades de continuação e ampliação, pois o código está livre para utilização, melhorias e distribuição. Com este trabalho espera-se contribuir com a sociedade, principalmente na educação mediada por computador. | pt_BR |
dc.degree.local | Francisco Beltrão | pt_BR |
dc.publisher.local | Francisco Beltrao | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Wild, Rafael | |
dc.contributor.advisor-co1 | Oliveira, Wellton Costa de | |
dc.contributor.referee1 | Wild, Rafael | |
dc.contributor.referee2 | Freddo, Ademir Roberto | |
dc.contributor.referee3 | Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FB - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FB_COLIN_2017_2_01.pdf | 10,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.