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dc.creatorPrates, Rafaella Trindade Cunha
dc.date.accessioned2020-11-13T18:09:40Z-
dc.date.available2020-11-13T18:09:40Z-
dc.date.issued2018-11-13
dc.identifier.citationPRATES, Rafaella Trindade Cunha. Libras game: trabalhando o ensino da matemática com alunos surdos dos anos iniciais através do uso de aplicativo educacional. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11610-
dc.description.abstractAiming at the need of applications for mobile devices to teach mathematics to deaf students, especially in the basic concepts such as numerical numerical knowledge, the present work has as its theme the development of the LIBRAS Game application that aims to assist deaf children years from 4 to 10 years in the knowledge of the symbology of numbers in LIBRAS 1 to 9, their associations with cardinal numbers and their respective quantities, based on the strategy of equivalence of stimuli. The application was developed in the Java language, for Android Studio platform. In its development was considered the increasing use of mobile devices in the students’ daily life. This work encourages the use of technological tools as a means of aiding in the teaching of mathematical contents of the initial years.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstudantes surdospt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectSoftware de aplicaçãopt_BR
dc.subjectDeaf studentspt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental education)pt_BR
dc.subjectApplication softwarept_BR
dc.titleLibras game: trabalhando o ensino da matemática com alunos surdos dos anos iniciais através do uso de aplicativo educacionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoVisando a necessidade de aplicativos para dispositivos móveis destinado ao ensino da matemática para alunos surdos, principalmente nos conceitos básicos como, o conhecimento dos algarismos numéricos, o presente trabalho tem como tema, o desenvolvimento do aplicativo LIBRAS Game que tem como objetivo auxiliar crianças surdas dos anos inicias dos 4 aos 10 anos no conhecimento da simbologia dos números em LIBRAS de 1 à 9, suas associações com números cardinais e com suas respectivas quantidades, fundamentado na estratégia de equivalência de estímulos. O aplicativo foi desenvolvido na linguagem Java, para plataforma Android Studio. Em seu desenvolvimento foi considerado o crescente uso de dispositivos móveis no cotidiano dos alunos. Este trabalho fomenta o uso de ferramentas tecnológicas como meio de auxílio no ensino de conteúdos matemáticos dos anos iniciais.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Cordeiro, Edson dos Santos
dc.contributor.advisor-co1Sato, Gustavo Yuji
dc.contributor.referee1Cordeiro, Edson dos Santos
dc.contributor.referee2Sato, Gustavo Yuji
dc.contributor.referee3Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes
dc.contributor.referee4Hotz, Celso
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
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