Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11610
Título: Libras game: trabalhando o ensino da matemática com alunos surdos dos anos iniciais através do uso de aplicativo educacional
Autor(es): Prates, Rafaella Trindade Cunha
Orientador(es): Cordeiro, Edson dos Santos
Palavras-chave: Estudantes surdos
Matemática (Ensino fundamental)
Software de aplicação
Deaf students
Mathematics (Fundamental education)
Application software
Data do documento: 13-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: PRATES, Rafaella Trindade Cunha. Libras game: trabalhando o ensino da matemática com alunos surdos dos anos iniciais através do uso de aplicativo educacional. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.
Resumo: Visando a necessidade de aplicativos para dispositivos móveis destinado ao ensino da matemática para alunos surdos, principalmente nos conceitos básicos como, o conhecimento dos algarismos numéricos, o presente trabalho tem como tema, o desenvolvimento do aplicativo LIBRAS Game que tem como objetivo auxiliar crianças surdas dos anos inicias dos 4 aos 10 anos no conhecimento da simbologia dos números em LIBRAS de 1 à 9, suas associações com números cardinais e com suas respectivas quantidades, fundamentado na estratégia de equivalência de estímulos. O aplicativo foi desenvolvido na linguagem Java, para plataforma Android Studio. Em seu desenvolvimento foi considerado o crescente uso de dispositivos móveis no cotidiano dos alunos. Este trabalho fomenta o uso de ferramentas tecnológicas como meio de auxílio no ensino de conteúdos matemáticos dos anos iniciais.
Abstract: Aiming at the need of applications for mobile devices to teach mathematics to deaf students, especially in the basic concepts such as numerical numerical knowledge, the present work has as its theme the development of the LIBRAS Game application that aims to assist deaf children years from 4 to 10 years in the knowledge of the symbology of numbers in LIBRAS 1 to 9, their associations with cardinal numbers and their respective quantities, based on the strategy of equivalence of stimuli. The application was developed in the Java language, for Android Studio platform. In its development was considered the increasing use of mobile devices in the students’ daily life. This work encourages the use of technological tools as a means of aiding in the teaching of mathematical contents of the initial years.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11610
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COLIN_2018_2_05.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.