Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11609
Título: | Protocolo de registro e avaliação das habilidades matemáticas (PRAHM) |
Autor(es): | Cavalheiri, Luan Francisco |
Orientador(es): | Cordeiro, Edson dos Santos |
Palavras-chave: | Software educacional Matemática (Ensino fundamental) Distúrbios da aprendizagem Educational software Mathematics (Fundamental education) Learning disabilities |
Data do documento: | 13-Nov-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Francisco Beltrao |
Citação: | CAVALHEIRI, Luan Francisco. Protocolo de registro e avaliação das habilidades matemáticas (PRAHM). 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018. |
Resumo: | Partindo dos princípios apresentados por crianças com desenvolvimento típico e Síndrome de DOWM, nas séries iniciais do ensino fundamental, foi necessário o desenvolvimento de uma ferramenta com o objetivo de registrar o diagnóstico de quais as principais dificuldades encontradas por esses indivíduos no ambiente educacional. Essa ferramenta chamada de Protocolo e registro de Avaliação das Habilidades Matemáticas, nada mais é do que um questionário com trinta e quatro perguntas em que o aluno orientado por um supervisor deve responder, são questões que envolvem diversas habilidades como por exemplo contagem, produção de sequência, habilidades pré-aritméticas como maior, menor, igual e mais e menos. No final do registro o software grava todas as informações em um arquivo CSV, permitindo ao professor comparar quais as características comuns e incomuns encontradas entre os alunos. Durante o período do diagnóstico o tempo é contado de duas formas, um totalizador individual por questão, dessa forma é possível saber o tempo gasto pelo aluno para interpretar e resolver o problema, e um totalizador final que consiste na soma do tempo de todas as questões. |
Abstract: | The development of the clinical students and SDK, in the initial initial aid, the needs of the development of the document of the diagnosis of the diagnosis of the diagnosis of which the finger between the mind. This is a way of responding to the registration and registration of Mathematical Skills, which is more important than a questionnaire with the four questions that the student is guided by a supervisor should answer, are those that develop different skills such as counting, sequence production, pre-arithmetic shoes such as Bigger, smaller, equal and more and less. At the end of the record the software writes all the information in a CSV file, allowing the teacher to compare the common and unusual characteristics among the students. During the Diagnostic Period time is contacted in two ways, a totalizer per question, so it is possible to know the time for the student to interpret and solve the problem, and a final totalizer consisting of the sum of the time of all the questions. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11609 |
Aparece nas coleções: | FB - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FB_COLIN_2018_2_03.pdf | 817,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.