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dc.creatorKleinubing, Jorge José
dc.date.accessioned2020-11-13T18:09:31Z-
dc.date.available2020-11-13T18:09:31Z-
dc.date.issued2016-06-20
dc.identifier.citationKLEINUBING, Jorge José. Utilizando o scratch para o ensino da matemática. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11603-
dc.description.abstractThis paper presents a digital educational game that aims to collaborate with the mathematics teaching and learning. For the development of this game took into account the popularity of smartphones, tablets and computers, the students' daily lives. Taking into account this popularization was analyzed the use of ICT in teaching, for this was a questionnaire in 6 classes to 9th grade College Mater Dei Pato Branco / PR to collect information regarding the presence of smartphones, tablets and computers in life students and what their views on the use of educational games in the teaching-learning. Responses contributed to the construction of the educational game that was developed using the Scratch, free tool for educational use. The goal is to help students who have difficulty assimilating mathematics content and provide teachers a new tool. Informal conversations with the school teachers and pedagogues resulted in the choice of concepts that students had more difficulty. This paper proposes the use of digital educational games to assist in the teaching of mathematics learning in classes of elementary school II, so that students have a teaching method through the digital medium.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectComunicação na tecnologiapt_BR
dc.subjectGames in mathematics educationpt_BR
dc.subjectScratch (Computer program language)pt_BR
dc.subjectCommunication of technical informationpt_BR
dc.titleUtilizando o scratch para o ensino da matemáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um jogo educacional digital que visa colaborar com o ensino-aprendizagem de matemática. Para o desenvolvimento deste jogo levou-se em consideração a popularização de Smartphones, tablets e computadores, no cotidiano dos alunos. Levando em consideração esta popularização foi analisado o uso de TICs na docência, para isto foi aplicado um questionário em turmas do 6º ao 9º ano do Colégio Mater Dei de Pato Branco/PR para coletar informações quanto a presença de Smartphones, tablets e computadores na vida dos alunos e quais suas opiniões sobre o uso de jogos educacionais digitais no ensino-aprendizagem. As respostas contribuíram para a construção do jogo educacional que foi desenvolvido utilizando o Scratch, ferramenta gratuita para o uso educacional. O objetivo do jogo é auxiliar os alunos que possuem dificuldade em assimilar os conteúdos da matemática, bem como propiciar aos professores uma nova ferramenta de trabalho. Conversas informais com professores e pedagogas do colégio resultaram na escolha dos conceitos que os alunos apresentavam maior dificuldade. Este trabalho propõe a utilização de jogos educacionais digitais para auxiliar no ensino aprendizagem da matemática nas turmas do Ensino Fundamental II, para que os alunos tenham um método de ensino através do meio digital.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Tenório, Marcos Mincov
dc.contributor.advisor-co1Gaffuri, Stefane Layana
dc.contributor.referee1Tenório, Marcos Mincov
dc.contributor.referee2Hallal, Renato
dc.contributor.referee3Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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