Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11601
Título: | Desenvolvimento de um jogo educacional sobre sinalização de trânsito para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Popiolek, Rafael Angonese |
Orientador(es): | Sato, Gustavo Yuji |
Palavras-chave: | Educação para segurança no trânsito Educação de crianças Jogos educativos Traffic safety - Study and teaching Early childhood education Educational games |
Data do documento: | 20-Jun-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Francisco Beltrao |
Citação: | POPIOLEK, Rafael Angonese. Desenvolvimento de um jogo educacional sobre sinalização de trânsito para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2016. |
Resumo: | O alto índice de acidentes de trânsito no Brasil, envolvendo e muitas vezes vitimando crianças, é muito preocupante. Visando orientar e consequentemente diminuir o número de acidentes, através do fornecimento de informações sobre a sinalização de trânsito para crianças do quarto e quinto ano do ensino fundamental, em cuja faixa-etária encontram-se os maiores índices de acidentes, principalmente atropelamentos, foi desenvolvido um jogo educacional utilizando a ferramenta Scratch, onde foram abordados as mais comuns e importantes sinalizações de trânsito para a realidade de uma criança com idade aproximada entre 9 e 11 anos. A atividade desenvolvida foi dividida em uma parte explicativa, uma com jogo de perguntas e respostas sobre o que foi visto na primeira fase, e uma terceira parte que serve de exemplo para introduzir as crianças na programação com Scratch. |
Abstract: | The high rate of traffic accidents in Brazil, involving and often victimizing children, is very worrying. Aiming to guide and consequently reduce the number of accidents, by providing information on the traffic signs for the fourth child and fifth grade of elementary school, in which age group are the highest rates of accidents, especially road kill, was developed an educational game using Scratch tool, which were discussed the most common and important traffic signals for the reality of a child with age between 9 and 11 years. The developed activity was divided into an explanatory part, a game with questions and answers about what was seen in the first phase, and a third party that serves as an example to introduce children to programming with Scratch. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11601 |
Aparece nas coleções: | FB - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FB_COLIN_2016_1_04.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.