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Título: Um software de apoio à aprendizagem de gramática e estilo literário da língua portuguesa brasileira
Autor(es): Fiorio, Rosaine
Orientador(es): Leite, Maici Duarte
Palavras-chave: Java (Linguagem de programação de computador)
Ensino
Língua portuguesa
Java (Computer program language)
Teaching
Portuguese language
Data do documento: 1-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: FIORIO, Rosaine. Um software de apoio à aprendizagem de gramática e estilo literário da língua portuguesa brasileira. 2015. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2015.
Resumo: O desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias tem permitido a implantação de serviços computacionais que possibilitam a substituição de determinados procedimentos ora antes manuais e onerosos, por um processo automatizado, intuitivo e didático. Esta inserção da automatização dos ambientes possibilita a aceleração do processo de aprendizado, e tende a reduzir ocorrência de erros na execução das atividades. Em consonância a área educacional, é uma das áreas que carece de softwares e ferramentas que possibilitem uma maior agilidade em seu processo, principalmente pelo fator lúdico que o meio computacional produz. Uma das áreas da Língua Portuguesa Brasileira que necessita de atenção é o ensino da gramática, que perfaz um dos mais importantes estudos da língua. Umas das formas mais utilizadas para a aprendizagem da Gramática é a leitura e a produção de textos. Sendo assim, este processo também envolve a Linguística e a Literatura. Isto abre uma lacuna para o desenvolvimento de um software que consiga fazer a extração e a manipulação de informações sintáticas gramaticais a partir de amostras de textos que se deseja estudar, bem como, identificar o estilo literário através das observações das estruturas textuais. A forma do uso da língua dentro das aulas de Língua Portuguesa é caracterizado como artificial, o que acaba se repetindo nas três unidades de ensino da Língua Portuguesa quais sejam: a leitura, produção textual e a análise linguística. Com isso, se torna difícil fazer com que o aluno adquira domínio da língua em suas diferentes instâncias – oral e escrita- pois continua-se utilizando em sala de aula a língua como algo estático e artificial que não depende da sociedade em que está inserida e suas evoluções e os falantes que dela fazem uso. Assim, pode-se justificar o desenvolvimento de um software que vise auxiliar o professor a desenvolver um ensino focado nesses aspectos, ou seja, um software que possa ser aplicado como apoio ao ensino da língua portuguesa e aos estilos literários. Um software que possibilite a identificação da função que cada palavra exerce dentro de um texto, pode ser aplicado como uma ferramenta de aprendizado adicional, cuja aplicação pode dar-se tanto em sala de aula como em atividades extraclasse, como complemento de estudos. Para tanto, o software oferece três níveis de extração de características sintáticas da língua portuguesa. O primeiro nível demonstra a função das palavras dentro de um texto, tais como: sujeito e predicado. Já o segundo nível de gramática dos sintagmas, demonstram a relação entre as palavras em uma frase, tais como: sintagmas nominais e verbais. E, por fim, o terceiro nível possibilita a extração das classes morfológicas das palavras, tais como: verbo, adjetivo e advérbio. Além disso, com a disponibilização do corpus de textos que abrange todos os estilos literários brasileiros o professor pode possibilitar a formação do aluno de forma que esse possa ter contato com a parte escrita da língua e sua análise sintática e, também, da produção de textos e sua respectiva análise.
Abstract: He development and application of new technologies has allowed the deployment of computing services that enable the replacement of certain procedures before now manuals and costly, an automated, intuitive and didactic process. This insertion automation environment enables the acceleration of the learning process, and tends to reduce the occurrence of errors in the execution of activities. Consistent educational area is one area that lacks software and tools that enable greater flexibility in the process, especially the playful factor that produces the computational means. One of the areas of the Brazilian Portuguese language that needs attention is the teaching of grammar, which makes one of the most important studies of the language. One of the most used forms for learning grammar is read and the production of texts. Thus, this process also involves the language and literature. This opens a gap to develop software that can do the extraction and manipulation of grammatical syntactic information from samples of texts under study, as well as identify the literary style through the observations of the textual structures. The form of language use within the Portuguese classes is characterized as artificial what ends up repeating the three teaching units of the Portuguese language such as: reading, text production and linguistic analysis. Thus, it becomes difficult to make students acquire language proficiency in their different instances - speak and write- it continues up using classroom language as something static and artificial that does not depend on the society in which it operates and its evolutions and speakers that employ them. Thus, one can justify the development of a software that aims to help teachers to develop a teaching focused on these aspects, that is, software that can be applied to support the teaching of the Portuguese language and literary styles. A software that enables the function of identification that each word carries within a text, can be applied as an additional learning tool, the application can take place both in the classroom and in extracurricular activities, as a complement to studies. For this, the software offers three levels of extraction of syntactic features of the Portuguese language. The first level shows the function of words in a text, such as subject and predicate. The second level of grammar of phrases, show the relationship between words in a sentence such as: nominal and verbal phrases. And finally, the third level enables the extraction of morphological classes of words, such as verb, adjective and adverb. Moreover, with the availability of the corpus of texts covering all Brazilian literary styles the teacher can enable the formation of the student in order that this may have contact with the writing of the language and its syntax analysis and also the production of texts and their respective analysis.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11599
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