Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11598
Título: Ambiente tridimensional para o ensino lúdico da História
Autor(es): Lamonato, Renan
Orientador(es): Varela, Paulo Júnior
Palavras-chave: Educação
Software
História - Estudo e ensino
Education
Software
History - Study and teaching
Data do documento: 21-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: LAMONATO, Renan. Ambiente tridimensional para o ensino lúdico da História. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2019.
Resumo: A educação brasileira em sua maioria esta carente de ferramentas digitais para o uso como material pedagógico, principalmente as matérias de maior cunho teórico como as humanas, focado na disciplina de história os professores não possuem softwares que os apoiem em suas aulas de forma didática para permitir atingir um maior potencial educativo, assim se realizou o desenvolvimento de um software especifico para ser usado em sala de aula, pelos professores para realizarem suas aulas com a mesma confiabilidade do quadro-negro e do giz, porém permitindo maior visualização do conteúdo frequentemente visto em textos, que possa ser diretamente integrado aos planos de aula, e ao modo de ensino dos educadores, necessitando apenas de um computador e um projetor, o mesmo servindo como ferramenta de revisão para os próprios alunos, estruturado com sistema tridimensionais de ambientes e locais históricos, imagens interativas, divisão de conteúdos em níveis de profundidade separados por eventos dispostos em uma linha do tempo em escala global, além de textos explicativos sobre o que está sendo apresentado sendo acessáveis optativamente pelo usuário a qualquer momento, sistema para autoavaliação do usuário contendo questões de múltiplas escolhas a respeito dos assuntos previamente selecionados pelo usuário, elaborado para uso no ensino médio.
Abstract: Most Brazilian education is lacking in digital tools for use as pedagogical material, especially the most theoretical subjects such as human subjects, focused on the discipline of history teachers do not have software to support them in their classes in a didactic way to allow to achieve greater educational potential, developed specific software to be used in the classroom to perform their classes with the same reliability as the blackboard and chalk, but allowing greater visualization of the content often seen in the classroom. Which can be directly integrated into the lesson plans and educators’ teaching mode, requiring only a computer and a projector, serving as a review tool for the students themselves, structured with a three-dimensional system of historical environments and places , interactive images, dividing content into separate depths by events arranged on a timeline on a global scale, as well as explanatory texts on what is being presented being optionally accessible by the user at any time, user self-assessment system containing multiple choice questions regarding subjects previously selected by the user, designed for use in high school.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11598
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COLIN_2019_2_03.pdf13,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.