Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Marcos Roberto
dc.date.accessioned2020-11-13T18:09:23Z-
dc.date.available2020-11-13T18:09:23Z-
dc.date.issued2019-11-04
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Marcos Roberto. Uso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11596-
dc.description.abstractThis paper presents the development of a simple experimental electromechanical prototype, which is assembled using components that can be found at low cost or reusing some recyclable materials, and with an Arduino board, using Scratch block programming language. The goal is to assist in the process of developing logical thinking in an interactive and attractive way, creatint a real and concrete programmable prototype, whose programming is not only in the virtual world, but is implemented in real world. The work points out activities with potential to enable and develop thinking skills, programming and manipulation of the concrete world.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectArduino (Controlador programável)pt_BR
dc.subjectProtótipospt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores)pt_BR
dc.subjectScratch (Computer program language)pt_BR
dc.subjectArduino (Programmable controller)pt_BR
dc.subjectPrototypespt_BR
dc.subjectComputer programmingpt_BR
dc.titleUso do Scratch e Arduino para desenvolvimento do raciocínio lógicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo eletromecânico de experimentação simples, cuja montagem foi realizada com componentes que podem ser encontrados a baixo custo e com reaproveitamento de alguns materiais recicláveis, e com uma placa Arduino, utilizando a linguagem de programação em blocos do Scratch. Este projeto se apresenta para auxiliar no processo de desenvolvimentos do raciocínio lógico, de maneira interativa e atraente. Seu objetivo é criar de forma real e concreta um protótipo programável, cuja programação não fica somente no mundo virtual, mas as implementa em ações reais e objetivas. O trabalho aponta atividades com potencial para capacitar e desenvolver habilidades de raciocínio, programação e manipulação do mundo concreto.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Wild, Rafael
dc.contributor.referee1Wild, Rafael
dc.contributor.referee2Oliveira, Wellton Costa de
dc.contributor.referee3Sato, Gustavo Yuji
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COLIN_2019_2_02.pdf8,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.