Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11595
Título: | Team activity: uma ferramenta web facilitadora da metodologia de aprendizagem baseada em equipe |
Autor(es): | Maia, Jéssica Paula Guimarães |
Orientador(es): | Sato, Gustavo Yuji |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Aprendizagem ativa Estratégias de aprendizagem Educational technology Active learning Learning strategies |
Data do documento: | 5-Jun-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Francisco Beltrao |
Citação: | MAIA, Jéssica Paula Guimarães. Team activity: uma ferramenta web facilitadora da metodologia de aprendizagem baseada em equipe. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018. |
Resumo: | Este trabalho visa colaborar no desenvolvimento da autonomia dos alunos na aquisição de seu conhecimento através do uso de metodologias ativas. Com base na metodologia ativa Team-based learning ou Aprendizagem baseada em equipe, foi desenvolvido o protótipo funcional de uma ferramenta web, utilizando a linguagem de programação Java, para atender algumas etapas específicas da metodologia. A aprendizagem baseada em equipes propõe uma metodologia em que os alunos sejam os principais responsáveis pela aquisição de seu conhecimento, nela o conhecimento é gerado através da troca de informações entre os alunos, sendo a aprendizagem uma construção coletiva. O desenvolvimento dessa proposta foi baseado na necessidade de incorporar as tecnologias na sala de aula, como forma de despertar o interesse dos alunos, auxiliar o professor a mediar turmas grandes e ao mesmo tempo, promover a autonomia dos alunos em seu processo de aprendizagem. |
Abstract: | This work intends to collaborate in the development of students’ autonomy in acquiring their knowledge through the use of active methodologies. Based on the active methodology Team-based learning, the functional prototype of a web tool was developed, using the Java programming language, to meet some specific stages of he methodology. The development of this proposal was based on the need to incorporate the technologies in the classroom, as a way to arouse the interest of the students, to help the teacher to mediate large groups and at the same time to promote the autonomy of the students in their learning process. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11595 |
Aparece nas coleções: | FB - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FB_COLIN_2018_1_05.pdf | 4,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.