Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11594
Título: DI-Match: aplicativo para o ensino da matemática à crianças com necessidades especiais
Autor(es): Pereira, Rodrigo Alves
Orientador(es): Cordeiro, Edson dos Santos
Palavras-chave: Incapacidade intelectual
Matemática (Ensino fundamental)
Aplicativos móveis
Stupidity
Mathematics (Fundamental education)
Mobile apps
Data do documento: 12-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: PEREIRA, Rodrigo Alves. DI-Match: aplicativo para o ensino da matemática à crianças com necessidades especiais. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta um aplicativo, desenvolvido para ser executado em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, visando auxiliar no ensino de habilidades matemáticas para crianças que frequentem os anos iniciais do ensino fundamental e que possuam alguma deficiência intelectual. Para o desenvolvimento desta aplicação levou-se em consideração o crescimento do número de escolas com acesso a internet sem fio no Brasil, e também a propagação dos dispositivos móveis no cotidiano dos alunos. O objetivo deste aplicativo é auxiliar as crianças no conhecimento dos algarismos numéricos de 0 à 9, baseado na estratégia da equivalência de estímulos. Este trabalho instiga a utilização de ferramentas tecnológicas como forma de apoio no ensino e aprendizagem de conteúdos básicos da matemática no Ensino Fundamental.
Abstract: This work presents an app, developed to run on mobile devices such as tablets and smartphones, aiming to assist in the teaching of mathematical skills for children who attend the initial years of elementary school and who have some intellectual disability. The development of this app took into account the growth in the number of schools with access to wireless internet in Brazil, as well as the spread of mobile devices in students’ daily lives. The purpose of this application is to help children in the knowledge of numeric numerals from 0 to 9, based on the strategy of the stimulus equivalence paradigm. This work instigates the use of technological tools as a form of support in the teaching and learning of basic contents of mathematics in Elementary School.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11594
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COLIN_2018_1_08.pdf2,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.