Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Rodrigo Alves
dc.date.accessioned2020-11-13T18:09:21Z-
dc.date.available2020-11-13T18:09:21Z-
dc.date.issued2018-06-12
dc.identifier.citationPEREIRA, Rodrigo Alves. DI-Match: aplicativo para o ensino da matemática à crianças com necessidades especiais. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11594-
dc.description.abstractThis work presents an app, developed to run on mobile devices such as tablets and smartphones, aiming to assist in the teaching of mathematical skills for children who attend the initial years of elementary school and who have some intellectual disability. The development of this app took into account the growth in the number of schools with access to wireless internet in Brazil, as well as the spread of mobile devices in students’ daily lives. The purpose of this application is to help children in the knowledge of numeric numerals from 0 to 9, based on the strategy of the stimulus equivalence paradigm. This work instigates the use of technological tools as a form of support in the teaching and learning of basic contents of mathematics in Elementary School.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectIncapacidade intelectualpt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectStupiditypt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental education)pt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.titleDI-Match: aplicativo para o ensino da matemática à crianças com necessidades especiaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um aplicativo, desenvolvido para ser executado em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, visando auxiliar no ensino de habilidades matemáticas para crianças que frequentem os anos iniciais do ensino fundamental e que possuam alguma deficiência intelectual. Para o desenvolvimento desta aplicação levou-se em consideração o crescimento do número de escolas com acesso a internet sem fio no Brasil, e também a propagação dos dispositivos móveis no cotidiano dos alunos. O objetivo deste aplicativo é auxiliar as crianças no conhecimento dos algarismos numéricos de 0 à 9, baseado na estratégia da equivalência de estímulos. Este trabalho instiga a utilização de ferramentas tecnológicas como forma de apoio no ensino e aprendizagem de conteúdos básicos da matemática no Ensino Fundamental.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Cordeiro, Edson dos Santos
dc.contributor.advisor-co1Sato, Gustavo Yuji
dc.contributor.referee1Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes
dc.contributor.referee2Leite, Maici Duarte
dc.contributor.referee3Cordeiro, Edson dos Santos
dc.contributor.referee4Sato, Gustavo Yuji
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COLIN_2018_1_08.pdf2,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.