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dc.creatorParno, Everton
dc.date.accessioned2020-11-13T18:09:18Z-
dc.date.available2020-11-13T18:09:18Z-
dc.date.issued2018-06-19
dc.identifier.citationPARNO, Everton. Aplicativo para auxiliar no ensino de conflito histórico no município de Francisco Beltrão - PR: a partir da revolta dos posseiros. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11591-
dc.description.abstractThis paper addresses some issues related to technological advances. Some facts that for various reasons Education did not follow these processes, the use of traditional methodologies in teaching, which in turn makes the teaching and learning process plastered and obsolete, facilitated information access and the constant use of mobile devices in all means, including in the school environment. Some contributions are proposed in software format, which will be executed from the AndroidTMOperating System (OS), in which it was developed through the MIT App Inventor development environment. This educational feature software aims to assist the teachers of the state education network of the state of Paraná to teach historical conflicts in the Southwest region of the state of Paraná, where it involved several cities, public power, farmers (squatters) and colonizing companies that aimed to commercialize land in illegal ways, in which through their practices promoted much disorder and violence in the region.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectHistory - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.titleAplicativo para auxiliar no ensino de conflito histórico no município de Francisco Beltrão - PR: a partir da revolta dos posseirospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda algumas questões relacionadas a avanços tecnológicos. Alguns fatos que por motivos diversos a Educação não tenha acompanhado esses processos, o uso de metodologias tradicionais no ensino, que por sua vez torna o processo de ensino e aprendizagem engessado e obsoleto, o acesso facilitado em informações e o constante uso de dispositivos móveis em todos os meios, inclusive no ambiente escolar. Propõem-se algumas contribuições em formato de software, que será executado a partir do Sistema Operacional (SO) AndroidTM, no qual foi desenvolvido através do ambiente de desenvolvimento MIT App Inventor. Este software de característica educacional visa auxiliar os professores da rede estadual de ensino do estado do Paraná, para o ensino de conflitos históricos ocorridos na região do Sudoeste no estado do Paraná, onde envolveu várias cidades, o poder público, os agricultores (posseiros), e companhias colonizadoras que objetivaram-se em comercializar terrenos de formas ilegais, nas quais através de suas práticas promoveram muita desordem e violência na região.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes
dc.contributor.advisor-co1Sato, Gustavo Yuji
dc.contributor.referee1Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes
dc.contributor.referee2Sato, Gustavo Yuji
dc.contributor.referee3Leite, Maici Duarte
dc.contributor.referee4Danieli, João Paulo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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