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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11589
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Quintas, Andreza Celia Domingos | |
dc.date.accessioned | 2020-11-13T18:09:16Z | - |
dc.date.available | 2020-11-13T18:09:16Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-12 | |
dc.identifier.citation | QUINTAS, Andreza Celia Domingos. Scratch como proposta metodológica no ensino fundamental. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11589 | - |
dc.description.abstract | This paper presents a methodological proposal that aims to collaborate with elementary school. Through the Scratch tool, a series of examples were created for the elaboration of activities in groups. For the development of this game was taken into account a dissemination of texts (Smartphones), textit tablets and computers, in the routine of students. The objective is to help students to fix and assimilate the contents studied, as well as to provide teachers with a new working tool. The game was developed for some areas of education, such as Portuguese, mathematics, history, geography and general knowledge. This work proposes the use of digital educational games for teaching in teaching without learning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Scratch (Linguagem de programação de computador) | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Fundamental education | pt_BR |
dc.subject | Scratch (Computer program language) | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.title | Scratch como proposta metodológica no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma proposta metodológica que visa colaborar com o ensino fundamental. Através da ferramenta Scratch foi desenvolvido uma atividade como exemplo a ser utilizada tanto por professores para avaliação e fixação dos conteúdos, como por alunos para desenvolver atividades em grupos. Para o desenvolvimento deste jogo levouse em consideração a disseminação de Smartphones, tablets e computadores, na rotina dos alunos. O objetivo do jogo é auxiliar os alunos a fixarem e assimilar os conteúdos estudados, bem como propiciar aos professores uma nova ferramenta de trabalho. O jogo foi desenvolvido para algumas áreas de ensino, tais como português, matemática, história, geografia e conhecimentos gerais. Este trabalho propõe a utilização de jogos educacionais digitais para auxiliar no ensino aprendizagem no Ensino Fundamental, para que os alunos tenham um método de ensino através do meio digital. | pt_BR |
dc.degree.local | Francisco Beltrão | pt_BR |
dc.publisher.local | Francisco Beltrao | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes | |
dc.contributor.referee1 | Cattelan, Carla | |
dc.contributor.referee2 | Danieli, João Paulo | |
dc.contributor.referee3 | Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FB - Licenciatura em Informática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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