Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11584
Título: Simulador de gestão de propriedade rural
Autor(es): Carvalho, Sandro
Orientador(es): Leite, Maici Duarte
Palavras-chave: Propriedade rural - Administração
Educação financeira
Informática na agricultura
Farm ownerships - Administration
Financial literacy
Agricultural informatics
Data do documento: 21-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: CARVALHO, Sandro. Simulador de gestão de propriedade rural. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.
Resumo: A gestão da propriedade rural é primordial para o desempenho e melhorias no processo produtivo. É cada vez mais frequente o uso de inovações em novos processos e maquinários que necessitam da gestão correta de seus custos. A informática na educação traz possibilidades de maior interação entre o estudante e a construção do conhecimento. Dessa forma, este trabalho visa responder a pergunta de pesquisa: É possível desenvolver uma ferramenta aliada com a informática na educação que pode auxiliar no ensino prático de Administração e Extensão Rural para alunos do Colégio Agrícola de Francisco Beltrão - PR? Nesse sentido, o objeto de pesquisa deste trabalho é desenvolver uma ferramenta de simulação de Gestão Financeira de propriedade rural, para auxiliar na formação em cursos de técnico agrícola na rede estadual de ensino. O Colégio Agrícola Estadual do Sudoeste do Paraná (CEEP/Sudoeste), caso neste estudo, está situado na Linha Santa Bárbara interior do Município de Francisco Beltrão no estado do Paraná. A metodologia focou a abordagem qualitativa, por utilizar várias fontes de informação, para interpretar os acontecimentos e entender as relações existentes entre as variáveis da pesquisa a partir da ótica do pesquisador, levando em consideração seus vieses que podem moldar suas interpretações durante o estudo. Assim, a coleta de dados foi dividida em duas fases: a primeira fase foi realizada por intermédio do estudo de caso no Colégio Agrícola, para investigar dados pertinentes e buscar entendimento das principais variáveis que devem compor o simulador proposto neste TCC. A segunda fase foi destinada ao desenvolvimento do simulador. Para isso foi utilizado a ferramenta computacional Netbeans. Para o desenvolvimento deste simulador a linguagem Java aliada a IDE Netbeans apresentou vantagens significativas por possibilitar o uso de software gratuito com ampla gama de bibliotecas que tornou prático o seu desenvolvimento. O software buscou otimizar a visualização clara dos custos e sua classificação correta, utilizando uma tela para cada categoria de custo. Após o desenvolvimento do simulador este foi apresentado à professora da disciplina que o validou. Concluiu-se que a utilização de ferramentas de tecnologia da informação possibilitam vantagens ao ensino e ao ambiente acadêmico, pois traz praticidade e motivação aos estudantes que aliam a tecnologia à prática.
Abstract: The management of rural property is paramount to the performance and improvements in the productive process. The use of innovations in new processes and machinery that require the correct management of their costs is increasingly frequent. IT in education brings possibilities of greater interaction between the student and the construction of knowledge. Thus, this paper aims to answer the research question: Is it possible to develop a tool allied with informatics in education can help in the practical teaching of Administration and Rural Extension for students of the Colégio Agricola de Francisco Beltrão - Pr? In this sense, the research object of this work is to develop a simulation tool of Rural Property Financial Management, to assist in training in agricultural technician courses in the state education network. The State Agricultural College of the Southwest of Paraná (CEEP/Sudoeste), case in this study, is located on the Linha Santa Bárbara of the county of Francisco Beltrão in the state of Paraná. The methodology focused on the qualitative approach, using various sources of to interpret the events and to understand the relations existing between the variables of the research from the perspective of the researcher, taking into consideration their biases that can shape their interpretations uring the study. Thus, the data collection was divided into two phases: the first phase was carried out through a case study at the Colégio Agricola, to investigate pertinent data and seek an understanding of the main variables that should compose the simulator proposed in this CBT. The second phase was intended for the development of the simulator. For this, the Netbeans computational tool was used. For the development of this simulator the Java language allied to Netbeans IDE presented significant advantages by enabling the use of free software with a wide range of libraries that made its development practical. The software sought to optimize the clear visualization of costs and their correct classification, using a screen for each cost category. After the development of the simulator this was presented to the teacher of the discipline that validated it. It was concluded that the use of information technology tools provides advantages to teaching and the academic environment, because it brings practicality and motivation to students who combine technology and practice.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11584
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COLIN_2017_2_09.pdf2,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.