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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11582
Título: | Raspadinha digital para interação entre professores e alunos por Team-Based Learning |
Autor(es): | Klososki, Patrick James |
Orientador(es): | Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes |
Palavras-chave: | Aplicativos móveis Tecnologia educacional Aprendizagem ativa Mobile apps Educational technology Active learning |
Data do documento: | 21-Nov-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Francisco Beltrao |
Citação: | KLOSOSKI, Patrick James. Raspadinha digital para interação entre professores e alunos por Team-Based Learning. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017. |
Resumo: | As metodologias ativas são importantes recursos para a formação crítica e reflexiva dos estudantes por meio de processos de ensino aprendizagem construtivistas, que relevam o contexto contemporâneo da docência quando favorecem a autonomia e a curiosidade dos educandos. Adotar uma metodologia ativa ainda é um grande desafio, pois esbarram em relações de cultura, resistência, desconhecimento e negação por não querer tentar impor algo novo. Diante deste contexto pode-se oferecer o método Team-Based Learning (TBL), juntamente com o auxílio do cartão de feedback ("em uma tradução mais simplificada as raspadinhas"). A qual é uma proposta para unir e interagir professores e alunos em sala de aula. Assim, o objetivo deste trabalho é possibilitar um modelo de prática pedagógica baseada na metodologia ativa TBL para a mediação de seus variados conteúdos desenvolvidos em sala de aula. O objetivo do trabalho é desenvolver um plicativo para smartphones que implementa a metodologia ativa TBL para a mediação aluno - conteúdo. Este aplicativo será uma "Raspadinha Digital"e dará um feedback imediato. |
Abstract: | The active methodologies are important resources for the critical and reflexive formation of students through constructivist learning teaching processes, which highlight the contemporary context of teaching when they favor the students’ autonomy and curiosity. Adopting an active methodology is still a great challenge, as they struggle with relationships of culture, resistance, ignorance and denial for not wanting to try to impose something new. In this context, the Team-Based Learning (TBL) method can be offered, together with the help of the feedback card ("in a simpler translation of the scratch cards"), which is a proposal to unite and interact teachers and students in classroom. Thus, the objective of this work is to enable a model of pedagogical practice based on the active TBL methodology for the mediation of its varied contents developed in the classroom. The objective of the work is to develop a policy for smartphones that implements the active TBL methodology for student - content mediation. This application will be a "Digital Scratch", will give immediate feedback. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11582 |
Aparece nas coleções: | FB - Licenciatura em Informática |
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