Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11581
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Marcolin, Marcos | |
dc.date.accessioned | 2020-11-13T18:09:09Z | - |
dc.date.available | 2020-11-13T18:09:09Z | - |
dc.date.issued | 2017-10-31 | |
dc.identifier.citation | MARCOLIN, Marcos. Protótipo de software web de apoio ao ensino presencial com foco na interface do usuário. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11581 | - |
dc.description.abstract | This project aims to develop a functional prototype of a Virtual Learning Environment (VLE) to support presential. The prototype were developed to be an user interface centered software aiming at student’s ease of se, in order to facilitate their access to content provided by teachers or class tutors. To achieve the prototype’s objective this project were based on VLE’s interface design and usability. The engineering life cycle model used were Prototyping, mainly because it was originally conceived to be a faster method for creating prototypes and support the visual elements development by the ease of error correction. Education, teaching-learning process, human-computer interaction and design factors build the theoretical foundation of this project and, through this development, the result achieved consists in user’s validation of the VLE functional prototype. We hope that this VLE, when completely deployed, support the presential. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Internet na educação | pt_BR |
dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | pt_BR |
dc.subject | Educational software | pt_BR |
dc.subject | Internet in education | pt_BR |
dc.subject | Shared virtual environments | pt_BR |
dc.title | Protótipo de software web de apoio ao ensino presencial com foco na interface do usuário | pt_BR |
dc.title.alternative | Web software prototype of support for presencial teaching with focus on the user interface | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste no desenvolvimento de um protótipo funcional do tipo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o apoio ao ensino presencial. O protótipo é focado na interface do usuário, com o objetivo de facilitar o seu uso por parte do aluno, visando o fácil acesso ao conteúdo disponibilizado pelo professor responsável do curso. Para o entendimento do desenvolvimento do protótipo, a pesquisa concentrou-se em design de interface e usabilidade do AVA. O Método utilizado escolhido foi a prototipação, por facilitar a alteração de elementos visuais e correção de erros antes de lançar o produto final. Fatores como educação, ensino-aprendizagem, interação humano-computador e design foram essenciais neste projeto. Através do desenvolvimento, o resultado foi a validação e apresentação do protótipo funcional de apoio ao ensino presencial. | pt_BR |
dc.degree.local | Francisco Beltrão | pt_BR |
dc.publisher.local | Francisco Beltrao | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leite, Maici Duarte | |
dc.contributor.referee1 | Leite, Maici Duarte | |
dc.contributor.referee2 | Freddo, Ademir Roberto | |
dc.contributor.referee3 | Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FB - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FB_COLIN_2017_2_06.pdf | 6,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.