Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1157
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Fábio Anastácio de | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-20T13:19:59Z | - |
dc.date.available | 2015-05-20T13:19:59Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-21 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Fábio Anastácio de. Uso e divulgação do software livre Tracker em aulas de física do ensino médio. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1157 | - |
dc.description | Inclui: Manual para usuários iniciantes no software Tracker, p. 113. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work relates to videoanalysis as a learning tool in high school Physics classes. It presents results on the use of free software Tracker, which aims at motion video frame by frame measurement and analysis. Our main goal is to provide alternatives to the lack of physics teaching laboratories, which is a major problem faced by many Brazilian schools. Videoanalysis is a powerful tool made possible by common digital cameras, including the ones present in mobile phones. Videos are recorded allowing for data collection and analysis with Tracker together with any usual spreadsheet software. The project was applied to students attending the first year of a public high school in Curitiba. The school is located in a region characterized by poverty and social risk. The obtained results were assessed by a report consisting of six questions, related to the subject freefall, proposed to the students. The developed material offered students a different learning perspective, aiming at improving students’ motivation towards learning Physics. The lectures were also an efficient way of stimulating critical thinking together with inclusive use of technology in the school environment. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Software livre | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Vídeo digital | pt_BR |
dc.subject | Laboratórios de física | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas - Curitiba (PR) - Estudo de casos | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Free computer software | pt_BR |
dc.subject | Physics - Study and teaching (High school) | pt_BR |
dc.subject | Digital video | pt_BR |
dc.subject | Physical laboratories | pt_BR |
dc.subject | Information technology | pt_BR |
dc.subject | Public schools - Curitiba (PR) - Case studies | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Uso e divulgação do software livre Tracker em aulas de física do ensino médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma aplicação em sala de aula do software livre Tracker, que é destinado à vídeoanálise, ou análise de movimentos quadro a quadro. A utilização do programa tem como objetivo criar alternativas para a falta de um efetivo laboratório didático de ciências, falta que é um problema real em várias escolas brasileiras. Com a videoanálise, é possível abordar conceitos de física por meio de filmagens feitas com câmeras digitais, inclusive aquelas presentes em telefones celulares. Os filmes podem ser gravados e analisados com o próprio Tracker ou com auxílio de um programa de planilhas eletrônicas. A proposta foi aplicada em turmas do 1.o ano do Ensino Médio em uma escola pública estadual de Curitiba que atende alunos de uma região carente e com grande risco social. A avaliação do trabalho foi feita por meio de um relatório contendo questões sobre queda livre. O material utilizado propôs aos alunos uma dinâmica diferente e motivadora para aprender e aplicar seus conhecimentos. Além disso, as aulas propostas serviram de estímulo aos estudantes para um uso inclusivo, consciente e crítico de recursos tecnológicos. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra Junior, Arandi Ginane | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Saavedra Filho, Nestor Cortez | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGFCET_M_Oliveira, Fabio Anastacio de_2014.pdf | 6,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.