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Título: Percepção popular acerca da temática dos resíduos sólidos e aplicação de práticas de educação ambiental no Bairro Sadia, Francisco Beltrão - PR
Título(s) alternativo(s): Popular perception about the theme of the solid waste and application of practices of environmental education in the district Sadia, Francisco Beltrão – PR
Autor(es): Tuchlinowicz, Bruno Henrique
Orientador(es): Ribeiro, Priscila Soraia da Conceição
Palavras-chave: Educação ambiental
Gestão integrada de resíduos sólidos
Mapas temáticos
Lixo - Eliminação
Environmental education
Integrated solid waste management
Thematic maps
Refuse and refuse disposal
Data do documento: 2-Fev-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: TUCHLINOWICZ, Bruno Henrique. Percepção popular acerca da temática dos resíduos sólidos e aplicação de práticas de educação ambiental no Bairro Sadia, Francisco Beltrão – PR. 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2016.
Resumo: A evolução da humanidade trouxe à sociedade muitos benefícios que facilitaram a forma de vida, contudo, essa evolução pode gerar importantes prejuízos ambientais, com destaque para a excessiva geração de resíduos sólidos que, quando destinados de maneira incorreta, podem impactar negativamente o meio ambiente. Diante do exposto, o presente estudo foi desenvolvido no Bairro Sadia, localizado no município de Francisco Beltrão, com o objetivo de avaliar a percepção dos moradores acerca da temática do resíduos sólidos e sensibilizar a comunidade perante a destinação inadequada destes resíduos no bairro. Para isso, foram aplicados questionários à comunidade e, baseado nos níveis de conhecimento sobre educação ambiental encontrados, por interpolação, foi gerado um mapa temático para apontar a distribuição dos níveis de educação ambiental no bairro. Associado a esse mapa, foram sobrepostos a localização dos pontos de destinação inadequada dos resíduos sólidos. A região do bairro (região 6) em que se encontra o maior número de pontos inadequados de destinação de resíduos sólidos (40) também foi a área com as menores notas de conhecimento sobre a temática (55,48%). Com o intuito de ampliar o conhecimento da população do bairro em Educação Ambiental, foram realizadas oficinas na Escola Municipal Higino Antunes Pires Neto, localizada no bairro; as oficinas visaram demonstrar alternativas para destinação adequada para os resíduos sólidos. Com isso, constata-se que a Educação Ambiental abordada de forma eficiente nas escolas, comunidade em geral e para a comunidade acadêmica, pode diminuir os impactos gerados à sociedade e ao meio ambiente.
Abstract: The evolution of the humanity brought to the society many benefits that made easy the form of life, nevertheless, this evolution can produce important environmental damages, with distinction for the excessive generation of solid waste that, when destined in incorrect way, they prune impacts negatively the environment. Before the exposed one, the present study was developed in the District Sadia, located in Francisco Beltrão, with the objective to move the community before the unsuitable location of the destination of solid waste present in the district. For that, questionnaires were applied to the community, to check the knowledge on environmental education and the theme of the solid waste. Based on the levels of knowledge on environmental education found, with tools of space statistic, a thematic map was produced to point to the distribution of the levels of environmental education in the district. Associated to this map, they were put on top of location of the points of unsuitable destination of the solid waste. The Part of the district (Region 6) in which there is the biggest number of unsuitable points of destination of solid waste (40) also went to area with the least notes of knowledge on the theme (55,48 %). With the intention of enlarging the knowledge of the population of the district in environmental education, workshops were carried out in the Municipal School Higino Antunes Pires Neto, located in the district, besides, the workshops aimed to demonstrate alternatives for destination adapted for the solid waste. With that, it is noticed that the environmental boarded education of efficient form in the schools, community in general and for the academic community, can reduce the impacts produced to the society and to the environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11424
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