Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11143
Título: | A dimensão política da educação ambiental no projeto político pedagógico (PPP) de um colégio estadual em um município no sudoeste do Paraná |
Título(s) alternativo(s): | The political dimension of environmental education in the political pedagogical project (PPP) of a state school in a city on the southwest of Paraná |
Autor(es): | Cordeiro, Thainá Marcella |
Orientador(es): | Amaral, Anelize Queiroz |
Palavras-chave: | Educação ambiental Ensino - Meios auxiliares Educação - Currículos Environmental education Teaching - Aids and devices Education - Curriculum |
Data do documento: | 18-Jun-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Dois Vizinhos |
Citação: | CORDEIRO, Thainá Marcella. A dimensão política da educação ambiental no projeto político pedagógico (PPP) de um colégio estadual em um município no sudoeste do Paraná. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019. |
Resumo: | O presente estudo, traz como objeto de pesquisa, a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), de um determinado Colégio Estadual, localizado no Sudoeste do estado do Paraná - Brasil. Desta forma, traz-se como problema de pesquisa a investigação da dimensão política da Educação Ambiental presente no PPP. Sendo assim, este trabalho traz um breve panorama histórico sobre a Educação Ambiental e seus momentos históricos desde seu surgimento, até ser discutida no âmbito da Educação brasileira e a incorporação desta em documentos oficiais. Para tanto, a metodologia utilizada, foi de cunho qualitativo por meio da análise documental do PPP do Colégio Estadual em questão, portanto, buscou-se verificar como a Educação Ambiental vem sendo desenvolvida no colégio, e se neste documento PPP evidencia-se a dimensão política da Educação Ambiental e de que forma. Contudo, após as análises observou-se a presença da Natureza Política da Educação Ambiental, bem como os limites e possibilidades do desenvolvimento desta prática na Instituição de Ensino. Ainda, foi possível visualizar a busca da escola de Educação Básica pelo desenvolvimento do senso crítico de seus educandos e a construção de sujeitos reflexivos quanto a atual relação sociedade-natureza. |
Abstract: | The present study brings as a research object the analysis of the Political Pedagogical Project (PPP) of a determined State School, located in the Southwest of the state of Paraná - Brazil. In this way, the investigation of the political dimension of Environmental Education present in the PPP is presented as a research problem. Thus, this work brings a brief historical panorama on Environmental Education and its historical moments from its inception, until it is discussed in the scope of the Brazilian Education and the incorporation of this in official documents. That being the case, the methodology used was qualitative by means of the documentary analysis of the PPP of the State School in question, therefore, it was sought to verify how the Environmental Education has been developed in the school, and if in this PPP document is make known the dimension of environmental education policy and how. However, after the analysis the presence of the Political Nature of Environmental Education was observed, as well as the limits and possibilities of the development of this practice in the teaching institution. Still, it was possible to visualize the search of the school of basic education for the development of the critical sense of its students and the construction of reflexive subjects regarding the current relation society-nature. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11143 |
Aparece nas coleções: | DV - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DV_COBIO_2019_1_20.pdf | 665,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.