Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBetine, Daniela de Fatima
dc.date.accessioned2020-11-13T13:09:09Z-
dc.date.available2020-11-13T13:09:09Z-
dc.date.issued2018-06-21
dc.identifier.citationBETINE, Daniela de Fatima. A percepção do meio ambiente: estudo de caso com crianças das séries iniciais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11140-
dc.description.abstractEnvironmental problems are increasingly present in the daily lives of people, providing a new worldview that we live. This awareness is being raised more and more early in the school environment, with environmental education (EA) being an important tool. The objective of this study was to investigate the social representations of children in Early Childhood Education (EI) about the environment through drawings. For the accomplishment of this objective, a bibliographical review on the subject was carried out, highlighting the importance of the educator as mediator, bringing to the student a greater contact with nature and establishing the relationship between man and nature. For the intervention process, strategies of perceptions were used, using technologies, videos, dynamics, molds of footprints and elaboration of a garden. The subjects of the research were 19 4-5 year old students, EI students of a Municipal Infant Education Center, located in the city of Dois Vizinhos. The social representations were obtained through drawings, which were organized in artificial and natural media. In the artificial medium there was the representation of houses, and buildings, already in the natural environment symbols related to the fauna flora and atmosphere were the most represented. The results show that natural goods predominated, suggesting that the perceived environment is the one essentially visualized.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação pré-escolarpt_BR
dc.subjectMeio ambiente e criançaspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducation, Preschoolpt_BR
dc.subjectEnvironment and childrenpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleA percepção do meio ambiente: estudo de caso com crianças das séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs problemas ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, propiciando uma nova visão de mundo que vivemos. Essa sensibilização está sendo despertada cada vez mais cedo no ambiente escolar, sendo a educação ambiental (EA) uma importante ferramenta. O objetivo desde estudo foi investigar as representações sociais de crianças da Educação Infantil (EI) sobre meio ambiente através de desenhos. Para a execução desse objetivo, efetuou-se uma revisão bibliográfica sobre o assunto, destacando a importância do educador como mediador, trazendo ao aluno um maior contato com natureza e estabelecendo a relação entre homem- natureza. Para processo de intervenção foram utilizadas estratégias de percepções, utilizando tecnologias, vídeos, dinâmicas, moldes de pegadas e elaboração de um jardim. Os sujeitos da pesquisa foram 19 alunos de 4-5 anos de idade, alunos da EI de um Centro Municipal de Educação Infantil, situado na cidade de Dois Vizinhos. As representações sociais foram obtidas através de desenhos, que foram organizados em meios artificiais e naturais. No meio artificial houve a representação de casas, e prédios, já no meio natural símbolos relacionados com a fauna flora e atmosfera foram os mais representados. Os resultados mostram que bens naturais predominaram, sugerindo que o meio ambiente percebido é aquele essencialmente visualizado.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Sereia, Diesse Aparecida de Oliveira
dc.contributor.referee1Warmling, Jheniffer Valmira
dc.contributor.referee2Sereia, Diesse Aparecida de Oliveira
dc.contributor.referee3Kovalski, Mara Luciane
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2018_1_07.pdf687,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.