Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11136
Título: | O zoológico como abordagem de ensino não formal no ensino de ciências e biologia |
Autor(es): | Boncoski, Fernanda Paula |
Orientador(es): | Souza, Maria Antonia Michels de |
Palavras-chave: | Ciência - Estudo e ensino Zoologia Educação ambiental Science - Study and teaching Zoology Environmental education |
Data do documento: | 6-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Dois Vizinhos |
Citação: | BONCOSKI, Fernanda Paula. O zoológico como abordagem de ensino não formal no ensino de ciências e biologia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019. |
Resumo: | O Ensino de Ciências e de Biologia abrange uma grande área de conhecimento e possui grande importância na formação do homem, colaborando para a compreensão do mundo e também do homem como parte do meio. A zoologia é um conteúdo abordado no Ensino de Ciências e de Biologia e se caracteriza pelo estudo dos animais. O presente trabalho propõe realizar uma análise de uma abordagem didática diferente para o Ensino de Ciências, mais precisamente de Zoologia: O uso do Zoológico como espaço não formal para a construção de saberes. Durante muitos anos, os Jardins Zoológicos eram vistos apenas como um ambiente propício ao lazer, descanso e entretenimento, porém, cada vez mais este ambiente tem se tornado um grande aliado em atividades educativas, servindo como espaço para a educação não formal, proporcionando um maior interesse nos alunos para o ensino da Zoologia. Para isso, foi realizada uma análise na literatura presente sobre o uso deste espaço para o Ensino da Zoologia e após isso discutido as informações encontradas. Este trabalho realizou a confecção de questionários, a fim de estes serem utilizados pelos professores antes e após a visita ao Zoológico, contribuindo para o diagnóstico de aprendizado dos alunos. Por fim, o presente estudo embasou um material didático, mais precisamente um pequeno guia de visitação em Zoológicos, a fim de auxiliar tais momentos de educação realizadas no espaço não formal Zoológico. |
Abstract: | The teaching of science and biology covers a large area of knowledge and has great importance in the formation of man, contributing to the understanding of the world and also of man as part of the environment. Zoology is a content addressed in Science and Biology Teaching and is characterized by the study of animals. This paper proposes an analysis of a different didactic approach to Science Teaching, more precisely Zoology: The use of the Zoo as a non-formal space for the construction of knowledge. For many years, zoos were seen only as an environment conducive to leisure, rest and entertainment, but increasingly this environment has become a great ally in educational activities, serving as a space for non-formal education, providing a greater interest in students for the teaching of zoology. For this, an analysis was made in the present literature about the use of this space for Zoology Teaching and after that the information found was discussed. This work made questionnaires to be used by teachers before and after the visit to the Zoo, contributing to the students' learning diagnosis. Finally, the present study based a didactic material, more precisely a short guide of visitation in Zoos, in order to assist such moments of education held in the non-formal Zoo space. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11136 |
Aparece nas coleções: | DV - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DV_COBIO_2019_2_08.pdf | 4,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.