Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1108
Título: | Práticas pedagógicas: a construção do saber sobre resíduos sólidos em uma escola rural |
Autor(es): | Pazda, Ana Karla |
Orientador(es): | Stadler, Rita de Cássia da Luz |
Palavras-chave: | Educação ambiental Resíduos industriais Responsabilidade ambiental Environmental education Factory and trade waste Environmental responsibility |
Data do documento: | 25-Fev-2012 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | PAZDA, Ana Karla. Práticas pedagógicas: a construção do saber sobre resíduos sólidos em uma escola rural. 2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa 2012. |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido com um grupo de dezoito alunos de 5ª série em uma escola rural no município de Palmeira – PR, e teve como objetivo elaborar um guia de práticas pedagógicas para estimular o desenvolvimento da responsabilidade ambiental acerca dos resíduos sólidos. O interesse em pesquisar a questão dos resíduos sólidos em uma escola rural foi construído principalmente pelas lacunas encontradas no exercício pedagógico em relação à temática, bem como por acreditar que a questão dos resíduos na área rural é mais problemática, haja visto que o processo de coleta dos resíduos é muitas vezes inexistente e as informações sobre o assunto ainda são pouco veiculadas. A pesquisa realizada foi de natureza interpretativa, sendo que para a elaboração de estratégias que alcançassem os objetivos propostos utilizou-se questionários e desenvolveu-se práticas pedagógicas relacionando à temática, os quais foram avaliados posteriormente por meio da realização de uma gincana. Os principais resultados desse trabalho indicaram que as atividades desenvolvidas foram capazes de sensibilizar esse grupo e direcioná-los para desenvolver ao longo do tempo a responsabilidade ambiental almejada, o que representa um resultado positivo para o trabalho. Com base nas atividades e na gincana realizada, originou-se ao fim da pesquisa um guia de atividades no qual é apresentada a metodologia utilizada e as práticas desenvolvidas. Por meio deste trabalho, espera-se que haja uma contribuição no sentido de promover o diálogo de saberes ambientais entre os sujeitos, sejam eles educadores, aprendizes ou demais profissionais que se relacionam com a Educação Ambiental, e que possa também oferecer embasamento para a adoção de atitudes de responsabilidade e cuidados com o meio ambiente. |
Abstract: | This study was conducted with a group of eighteen students from5th grade in a rural school in Palmeira - PR, and objectived to development a guide teaching practices to stimulate the development of environmental responsibility on solid waste. The interest in researching the issue of solid waste in a rural school was built mainly by the deficiencies found in the pedagogical exercise in relation to the subject, as well as believing that the issue of waste in rural areas is more problematic, given the fact that the collection process waste is often lacking and information on the subject are still not very disseminated. The research was interpretive in nature, and for developing strategies to reach the proposed objectives, we used questionnaires and developed pedagogical practices relatingto the subject, which were subsequently evaluated by conducting a scavenger hunt. The main results of this study indicated that the activities were able to sensitize this group and direct them to develop over time the desired environmental responsibility, which represents a positive outcome for the job. Based on the activities carried out and the contest, originated at the end of a guide research activities in which you present the methodology and practices developed. Through this work, it is expected that there is a contribution to promote the dialogue of environmental knowledge among the subjects, be they educators, learners and other professionals that relate to environmental education, and can also provide basis for the adoption attitudes of responsibility and care for the environment. |
Descrição: | Acompanha: Construção do saber ambiental em uma escola rural: guia de práticas pedagógicas para estimular desenvolvimento de responsabilidade ambiental acerca dos resíduos sólidos |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1108 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_PPGECT_M_Pazda, Ana Karla_2012.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PG_PPGECT_M_Pazda, Ana Karla_2012_1.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.