Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11068
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, João Marcos Martins
dc.date.accessioned2020-11-13T13:06:15Z-
dc.date.available2020-11-13T13:06:15Z-
dc.date.issued2016-06-16
dc.identifier.citationMOREIRA, João Marcos Martins. O uso das tecnologias para o ensino de ciências por professores do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos - PR. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11068-
dc.description.abstractThis course conclusion work proposed to evaluate the use of technology in science teaching by teachers of these subjects in the municipalities belonging to the Regional Education Center of Dois Vizinhos (REC/DV) - PR. The technologies accompanied human development and they are now included in all environments, so it is essential that it is also used in classrooms as a teaching and learning tool for the implementation of the content covered in the discipline of Science. The research of this work was conducted through an assisted questionnaire to science teachers from REC/DV, to evaluate the different areas that involve the teaching career regarding the use of technologies. The survey results showed that the use of technology by science teachers is a very diffuse reality yet, but everyone recognizes its importance in the teaching-learning process. We have identified some difficulties of this process, the first concerns the training of teachers who are not trained in the use of technology, and they seek to fill this gap with continued training. The second difficulty is that schools do not have adequate infrastructure, lack the physical and pedagogical conditions for a dynamic and full use of new technologies in teaching and learning. Technology approached teachers and students and overcame the classroom environment as a place of education. The technologies are here to stay, so it is the responsibility of teachers, schools and students to appropriate and properly develop the technologies in the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias para o ensino de ciências por professores do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos - PRpt_BR
dc.title.alternativeThe use of technology to science teaching by teachers of the Regional Education Center of Dois Vizinhos - PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso propôs-se a avaliar à utilização das tecnologias no ensino de Ciências pelos professores desta disciplina nos municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos – PR. As tecnologias acompanharam o desenvolvimento humano e hoje estão inseridas em todos os ambientes, por isso é imprescindível que ela seja utilizada também nas salas de aula como ferramenta de ensino e aprendizagem, para a transposição dos conteúdos abordados na disciplina de Ciências. A pesquisa deste trabalho foi qualiquantitativa realizada através da aplicação de questionário assistido aos professores de Ciências do NRE/DV, visando avaliar os diversos âmbitos que envolvem a careira docente frente ao uso das tecnologias. Os resultados da pesquisa apontaram que o uso das tecnologias pelos professores de ciências é uma realidade bastante difusa ainda, mas todos reconhecem a sua importância no processo de ensino-aprendizagem. Identificamos algumas dificuldades deste processo, a primeira diz respeito à formação dos professores, que não são capacitados para o uso das tecnologias, estes buscam preencher esta lacuna com a formação continuada. A segunda dificuldade é que as escolas não possuem estrutura adequada, faltam às condições físicas e pedagógicas para um uso dinâmico e completo das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. As tecnologias aproximaram professores e alunos e extrapolaram o ambiente da sala de aula como espaço do ensino. As tecnologias chegaram para ficar, por isso cabe aos professores, à escola e aos alunos se apropriarem e desenvolverem adequadamente as tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Diel, Paulo Fernando
dc.contributor.referee1Sartori, Glauber
dc.contributor.referee2Diel, Paulo Fernando
dc.contributor.referee3Kovalski, Mara Luciane
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2016_1_03.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.