Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11065
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBertan, Fernanda Aparecida Brocco
dc.date.accessioned2020-11-13T13:06:11Z-
dc.date.available2020-11-13T13:06:11Z-
dc.date.issued2016-06-16
dc.identifier.citationBERTAN, Fernanda Aparecida Brocco. Monitoria: um novo olhar para o ensino de ciências. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11065-
dc.description.abstractThe present work had as thematic applied monitoring in science education. Monitoring is a way to awake the interest of students to the content covered in Science discipline, and deepen and try to resolve the difficulties of the students regarding the class worked on content. With the objective of complementing the teaching action, proposing new forms of assistance to the students, as well as propose new teaching methodologies. In data collection, the following strategies were used: participant observation, voice recordings and questionnaires. Data analysis was done by content analysis and meaningful speech. Monitoring sought the understanding of science content through methodologies and differentiated teaching strategies, thus making them more attractive and motivating content, which could be observed by analyzing the data, that monitoring and the use of recreational objects, increased interest and assimilation of content making it more understandable and facilitating the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiências (Elementar) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectScience - Study and teaching (Elementary)pt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleMonitoria: um novo olhar para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeMonitoring: a new look at the science teachingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como temática a monitoria aplicada no Ensino de Ciências. A monitoria é uma forma de despertar o interesse dos alunos para os conteúdos abordados na disciplina de Ciências, além de aprofundar e tentar solucionar as dificuldades dos alunos referentes aos conteúdos trabalhados em aula. Tendo como objetivo a complementação da ação docente, propondo novas formas de acompanhamento aos alunos, assim como propor novas metodologias de ensino. Na coleta dos dados, foram utilizadas as seguintes estratégias: observação participante, gravações de voz e questionários. A análise dos dados foi feita mediante a Análise de Conteúdo e falas significativas. A monitoria buscou a compreensão dos conteúdos de Ciências por meio de metodologias e estratégias de ensino diferenciadas, tornando assim os conteúdos mais atrativos e motivadores, do qual foi possível observar através da análise dos dados, que a monitoria por meio da utilização dos objetos lúdicos, aumentaram o interesse e a compreensão dos conteúdos tornando-os mais interessantes e facilitando o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Kovalski, Mara Luciane
dc.contributor.advisor-co1Santos, Denise Juci Fontana dos
dc.contributor.referee1Marchesan, Aline Ariana Alcântara Anacleto
dc.contributor.referee2Kovalski, Mara Luciane
dc.contributor.referee3Dessbesel, Renata da Silva
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2016_1_02.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.