Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11065
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bertan, Fernanda Aparecida Brocco | |
dc.date.accessioned | 2020-11-13T13:06:11Z | - |
dc.date.available | 2020-11-13T13:06:11Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-16 | |
dc.identifier.citation | BERTAN, Fernanda Aparecida Brocco. Monitoria: um novo olhar para o ensino de ciências. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11065 | - |
dc.description.abstract | The present work had as thematic applied monitoring in science education. Monitoring is a way to awake the interest of students to the content covered in Science discipline, and deepen and try to resolve the difficulties of the students regarding the class worked on content. With the objective of complementing the teaching action, proposing new forms of assistance to the students, as well as propose new teaching methodologies. In data collection, the following strategies were used: participant observation, voice recordings and questionnaires. Data analysis was done by content analysis and meaningful speech. Monitoring sought the understanding of science content through methodologies and differentiated teaching strategies, thus making them more attractive and motivating content, which could be observed by analyzing the data, that monitoring and the use of recreational objects, increased interest and assimilation of content making it more understandable and facilitating the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ciências (Elementar) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching (Elementary) | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.title | Monitoria: um novo olhar para o ensino de ciências | pt_BR |
dc.title.alternative | Monitoring: a new look at the science teaching | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como temática a monitoria aplicada no Ensino de Ciências. A monitoria é uma forma de despertar o interesse dos alunos para os conteúdos abordados na disciplina de Ciências, além de aprofundar e tentar solucionar as dificuldades dos alunos referentes aos conteúdos trabalhados em aula. Tendo como objetivo a complementação da ação docente, propondo novas formas de acompanhamento aos alunos, assim como propor novas metodologias de ensino. Na coleta dos dados, foram utilizadas as seguintes estratégias: observação participante, gravações de voz e questionários. A análise dos dados foi feita mediante a Análise de Conteúdo e falas significativas. A monitoria buscou a compreensão dos conteúdos de Ciências por meio de metodologias e estratégias de ensino diferenciadas, tornando assim os conteúdos mais atrativos e motivadores, do qual foi possível observar através da análise dos dados, que a monitoria por meio da utilização dos objetos lúdicos, aumentaram o interesse e a compreensão dos conteúdos tornando-os mais interessantes e facilitando o processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.degree.local | Dois Vizinhos | pt_BR |
dc.publisher.local | Dois Vizinhos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Kovalski, Mara Luciane | |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Denise Juci Fontana dos | |
dc.contributor.referee1 | Marchesan, Aline Ariana Alcântara Anacleto | |
dc.contributor.referee2 | Kovalski, Mara Luciane | |
dc.contributor.referee3 | Dessbesel, Renata da Silva | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DV - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DV_COBIO_2016_1_02.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.