Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10886
Título: | Representações sociais de graduandos: evidenciando relações entre suas experiências e práticas socioambientais |
Título(s) alternativo(s): | Social representations of undergraduates: showing relationships between their experiences and environmental practices |
Autor(es): | Godois, Leila Rodrigues de |
Orientador(es): | Lima, Daniela Macedo de |
Palavras-chave: | Educação ambiental Educação não-formal Ambiente universitário Environmental education Non-formal education College environment |
Data do documento: | 24-Fev-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Dois Vizinhos |
Citação: | GODOIS, Leila Rodrigues de. Representações sociais de graduandos: evidenciando relações entre suas experiências e práticas socioambientais. 2014. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2014. |
Resumo: | Educar e cuidar do meio ambiente é direito e dever de todos, portanto, a população deve atuar como guardiã do meio ambiente. As portas da Educação ambiental são muitas e quem começa praticá-la passa a perceber que é uma área muito rica e ampla de conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais, dividida em três eixos: formal, não-formal e informal. O objetivo do presente trabalho foi investigar diferentes conceitos de alunos em formação inicial dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Educação do Campo e Bacharelado em Engenharia Florestal, Agronomia e Zootecnia, acerca da Educação Ambiental, bem como investigar as relações com suas práticas nas escolas de educação básica e comunidade. Para tanto, foram aplicados questionários aos alunos contendo questões abertas sobre suas representações acerca do Meio Ambiente e Educação Ambiental, bem como suas práticas e experiências para a promoção de um ambiente mais equilibrado. Em seguida os dados foram analisados de maneira quanti-qualitativa de acordo com Bogdan e Biklen (1991) e conforme os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de acordo com Bardin (2007). A categoria: C1 “Representação de meio ambiente” foi classificada de acordo com Reigota (1995). A categoria: C2 “Representação de Educação Ambiental foi classificada em correntes de Educação ambiental por Sauvé (2005, p. 18). A terceira pergunta teve por finalidade levantar informações sobre a vivência destes alunos sobre práticas de Educação Ambiental em disciplinas durante a formação inicial. A quarta questão teve por objetivo investigar as estratégias socioambientais dos alunos, que em cada uma das áreas de atuação podem contribuir para a promoção de um ambiente favorável. Depois de analisados os dados de todos os cursos do Câmpus Dois Vizinhos, os mesmos foram comparados entre o primeiro e quinto semestre de cada curso e entre cursos, com exceção de Licenciatura em Educação do Campo que possui apenas o quinto semestre. A maioria dos entrevistados é natural do Paraná. Os municípios de origem dos entrevistados concentram-se na Região Sudoeste do Paraná. A maior parte dos alunos entrevistados é do gênero feminino. Os estudantes do Câmpus Dois Vizinhos representaram o meio ambiente como Globalizante. A concepção de educação ambiental do Câmpus Dois Vizinhos é conservacionista. A vivência dos alunos com práticas de educação ambiental ficou restrita às disciplinas do Ensino Fundamental e Médio (Biologia, Ciências e Geografia) e às do curso superior se restringiram de modo geral à área de Ecologia. As estratégias socioambientais mais mencionadas foram a preservação, o reflorestamento, o controle biológico, a reciclagem e o ensino. |
Abstract: | Educate and care for the environment is the right and duty of everyone, so people should act as guardian of the environment. The doors of environmental education are many and who gets to practice it begins to realize that it is a very rich and wide area of conceptual, attitudinal and procedural knowledge, divided into three areas: formal, non- formal and informal. The objective of this study was to investigate different concepts of students in initial training of undergraduate courses in Biological Sciences, Bachelor in Rural Education and Bachelor of Forestry, Agronomy and Animal Husbandry Engineering, Environmental Education about and investigate relations with its practices in elementary schools and community. To do so, students were administered questionnaires containing open-ended questions about their representations of Environment and Environmental Education, as well as their practices and experiences to promote a more balanced environment. Then the data were analyzed in a quantitative and qualitative way according to Bogdan and Biklen (1991) and according to the theoretical assumptions of content analysis according to Bardin (2007). The category: C1 "Representation of the environment" was classified according Reigota (1995). The category: C2 "Representation of Environmental Education was classified as current Environmental Education by Sauvé (2005, p 18). The third question aimed to gather information on the experiences of these students on practical environmental education in disciplines during initial training. The fourth question aimed to investigate the environmental strategies of students, who in each of the areas of expertise can contribute to the promotion of an enabling environment. After analyzing the data from all courses Campuses Dois Vizinhos, they were compared between the first and fifth semester of each course and between courses, with the exception of the Bachelor in Education Field that contains only the fifth semester. The majority of respondents born in Paraná. The home towns of respondents are concentrated in the Southwest Region of Paraná. Most students interviewed is female. The students from Campus Dois Vizinhos represented the environment as Globalizing. The concept of Environmental Education of Campuses Dois Vizinhos is conservation. The experience of students with environmental education practices was restricted to subjects of Elementary and Secondary Education (Biology, Science and Geography ) and the upper reaches are restricted generally to the field of ecology. Most mentioned environmental strategies were the preservation, reforestation, biological control, recycling and education. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10886 |
Aparece nas coleções: | DV - Engenharia Florestal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DV_COENF_2013_2_13.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.