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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1084
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Mamus, Priscilla Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-20T15:32:14Z | - |
dc.date.issued | 2011-01 | - |
dc.identifier.citation | MAMUS, Priscilla Teixeira. Inserções: contribuições argumentativas am um discurso oral. Revista Don Domênico: Periódico de Divulgação Científica da Faculdade Don Domênico, n. 1, 2007. Disponível em: <www.faculdadedondomenico.edu.br/revista>. Acesso em: 20 fev. 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 21774641 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1084 | - |
dc.description.abstract | Inserts are characterized for promoting a better interaction and they facilitate the acceptance of what a speaker says to his listeners. Inserts reduce the flow of information, because they are inserted in the middle of a discursive topic, causing rupture not only in the topic, but also in the syntax of the statement, in some cases. Therefore, they are a oral linguistics mark. As it was pointed in this work, inserts act in an important way in the argument of the speech, contributing with the reach of the speaker's communicative objectives. We analyzed the inserts from the transcription of the lecture entitled O Negro na Universidade: o Direito à Inclusão, uttered by Edvaldo Mendes Zulu Araújo, at the Universidade Estadual de Maringá. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.uri | http://www.faculdadedondomenico.edu.br/novo/revista_don/insercoes_ed1.pdf | pt_BR |
dc.subject | Oratória | pt_BR |
dc.subject | Análise crítica do discurso | pt_BR |
dc.subject | Comunicação oral | pt_BR |
dc.subject | Oratory | pt_BR |
dc.subject | Critical discourse analysis | pt_BR |
dc.subject | Oral communication | pt_BR |
dc.title | Inserções: contribuições argumentativas em um discurso oral | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.description.resumo | As inserções são caracterizadas por promoverem melhor interação e facilitarem a aceitação daquilo que um falante diz aos seus interlocutores; causam um ralentamento do fluxo informacional, uma vez que são inseridas no meio de um tópico discursivo em andamento, ocasionando ruptura não só do tópico, mas também, em alguns casos, da sintaxe do enunciado. Elas são, portanto, uma marca lingüística da oralidade e, como apontado neste trabalho, atuam de forma relevante na argumentação do discurso, contribuindo com o alcance dos objetivos comunicativos do falante. Nosso corpus de análise compreende a transcrição, realizada pelo Projeto Banco de Dados Midiáticos, da palestra intitulada O Negro na Universidade: o Direito à Inclusão, proferida por Edvaldo Mendes Zulu Araújo, na Universidade Estadual de Maringá. | pt_BR |
dc.description.embargo | 5000 | - |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PCS - Artigos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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