Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10827
Título: | Otimização do tempo de estudo e redução de estresse do discente de engenharia por intermédio de incentivo ao uso e aprendizado de tecnologias |
Título(s) alternativo(s): | Optimization of the study time and stress reduction of the engineering student by encouraging the use and learning of technologies |
Autor(es): | Bichon, Diogo da Silva |
Orientador(es): | Silva, Maria Madalena Santos da |
Palavras-chave: | Stress (Psicologia) Administração do tempo Tecnologia - Conhecimentos Stress (Psychology) Time management Technology - Knowledge |
Data do documento: | 21-Nov-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Dois Vizinhos |
Citação: | BICHON, Diogo da Silva. Otimização do tempo de estudo e redução de estresse do discente de engenharia por intermédio de incentivo ao uso e aprendizado de tecnologias. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019. |
Resumo: | Atualmente no Brasil há uma comum defasagem entre o ensino em seus diferentes níveis (fundamental, médio e superior) e o mercado de trabalho, onde não é comum o aprendizado de tecnologias que são consolidadas no mundo fora da sala de aula. Ademais as metodologias adotadas pela maioria dos professores, principalmente o modelo de aula expositivo, onde as aulas se assemelham a palestras, e exercícios repetitivos e enfadonhos contribuem para o estresse psicológico que pode desenvolver um quadro de doença psíquica, como ansiedade, depressão, síndrome de Burnout, entre outras. Este estudo tem por objetivo defender e incentivar o uso de tecnologias entre os alunos de Engenharia com o intuito de reduzir a carga de estudo além da sala de aula. Para comprovação desta metodologia proposta para o leitor, considerando neste público os pesquisadores da área de ensino, discentes e docentes, utilizou-se como metodologia a cronometragem da realização de atividades feitas à mão e com auxílio de softwares (AutoCAD [marca registrada] e Microsoft Excel [marca registrada]) para posterior comparação de eficiência e assertividade dos resultados. Por fim, se obtiveram-se resultados distintos, comprovando que a inclusão dos programas computacionais, agiliza em dois terços do tempo para realização de uma atividade. |
Abstract: | Currently in Brazil there is a common gap between education at its different levels (elementary, secondary and higher) and the labor market, where it is not common to learn technologies that are consolidated in the world outside the classroom. In addition to the methodologies adopted by most teachers, especially the lecture model, where classes resemble lectures, repetitive and boring exercises contribute to the psychological stress that can develop a picture of psychic illness, such as anxiety, depression, Burnout, among others. This study aims to defend and encourage the use of technologies among engineering students in order to reduce the study load beyond the classroom. To prove this methodology proposed to the reader, considering in this audience the researchers of the teaching area, students and teachers, the methodology used was the timing of the accomplishment of activities made by hand and with the aid of software (AutoCAD [marca registrada] and Microsoft Excel [marca registrada]). for subsequent comparison of efficiency and assertiveness of the results. Finally, different results were obtained, proving that the inclusion of computer programs speeds up two thirds of the time to perform an activity. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10827 |
Aparece nas coleções: | DV - Engenharia Florestal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DV_COENF_2019_2_03.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.