Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1065
Título: | Experimentos sobre leis de conservação para o ensino de física no ensino médio baseados em tecnologias livres |
Autor(es): | Meucci, Ricardo Dalke |
Orientador(es): | Saavedra Filho, Nestor Cortez |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino (Ensino médio) Aprendizagem Psicologia educacional Tecnologia da informação Tecnologia educacional Software livre Ciência - Estudo e ensino Physics - Study and teaching (High school) Learning Educational psychology Information technology Educational technology Free computer software Science - Study and teaching |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MEUCCI, Ricardo Dalke. Experimentos sobre leis de conservação para o ensino de física no ensino médio baseados em tecnologias livres. 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
Resumo: | Esta pesquisa verifica a possibilidade de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, baseados em tecnologias livres, no estudo das leis de conservação no ensino médio, de proporcionar aprendizagem significativa, de acordo com o referencial de Ausubel. Quatro atividades foram elaboradas, usando a técnica de videoanálise, e realizadas por alunos dos segundos anos do ensino médio no Colégio da Polícia Militar do Paraná, durante o ano de 2013. Ao longo do desenvolvimento das atividades, percebeu-se claramente uma grande evolução na qualidade das respostas dos alunos, que pode ser percebida pela extensão das respostas, pela riqueza do vocabulário e pela construção da argumentação para sustentar um certo ponto de vista. As atividades propostas se mostraram capazes de proporcionar indícios de aprendizagem significativa. Estas atividades também mostram a possibilidade de dar às aulas de física uma extensão maior, contribuindo na superação de alguns dos novos desafios do ensino de física, como as competências e habilidades exigidas pelo ENEM, que vai além de uma visão baseada simplesmente em conteúdos. |
Abstract: | This research investigates the possible use of Information Technology and Communication, based on open technologies and the study of conservation laws in secondary education, providing meaningful learning, using Ausubel as reference. Four activities were executed using the Video Review technique, and performed by students on second grade of high school at Military Police of Paraná High School during the year of 2013. Throughout the development of the activities, it was clearly demonstrated a major evolution of the quality of student’s responses, which can be determined by the extent of the responses, the improvement on the vocabulary and the construction of arguments to support a certain point of view. As a result, the proposed activities showed evidence of meaningful learning. These activities also showed the possibility of extending the physics lessons beyond technical skills and reaching other areas of learning, such as the skills and abilities required by ESMS, which goes beyond a vision based simply on the subject content. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1065 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGFCET_M_Meucci, Ricardo Dalke_2014.pdf | 3,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.