Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Margarete Virgínia Gonçalves-
dc.date.accessioned2015-02-25T17:46:14Z-
dc.date.issued2014-06-09-
dc.identifier.citationSILVA, Margarete Virgínia Gonçalves. A utilização de jogos didáticos em novos segmentos da educação: a prática pedagógica do professor no ensino das ciências no atendimento pedagógico domiciliar. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1064-
dc.description.abstractThis research is the result of a study conducted with teachers Pedagogical Household Care in Curitiba - PR and conceptions about the use of educational games in teaching and learning of scientific disciplines of science and biology, physics, mathematics and chemistry concepts. Introduces the concepts of Inclusive Education and Special highlighting the concept of Hospital and Home Teaching Service. Also highlights the strategy of using educational games as a contributing factor for the development of cognitive skills and self-esteem seriously compromised because of the student served by this program the Department of Education of the State of Paraná disease. The games were selected on the internet of which had already been tested and results have already registered. The production was handmade. Semi- structured questions were used by a questionnaire and subsequent interviews with the teachers of the DPA for data collection. The methodology used for the data analysis was a case study with qualitative approach. . According to the interviewed teachers, educational games confirmed to be excellent strategy for teaching and learning enriching classes and giving students the opportunity to acquire the knowledge of light and fun way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectProfessores de ciência - Curitiba (PR) - Estudo de casospt_BR
dc.subjectProfessores de educação especial - Formaçãopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectCrianças - Assistência hospitalarpt_BR
dc.subjectCrianças doentes - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectScience teachers - Curitiba (PR) - Case studiespt_BR
dc.subjectSpecial education teachers - Training ofpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectChildren - Hospital carept_BR
dc.subjectSick children - Educationpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledgept_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleA utilização de jogos didáticos em novos segmentos da educação: a prática pedagógica do professor no ensino das ciências no atendimento pedagógico domiciliarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa resulta do estudo realizado com professores do Atendimento Pedagógico Domiciliar na cidade de Curitiba - PR e suas concepções quanto a utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de conceitos científicos das disciplinas de Ciências e Biologia, Física, Matemática e Química. Apresenta os conceitos de Educação Inclusiva e Especial ressaltando o conceito de Atendimento Pedagógico Hospitalar e Domiciliar. Ainda destaca a estratégia da utilização dos jogos didáticos como fator de contribuição para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e da autoestima seriamente comprometida em função da doença do aluno atendido por esse programa da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Os jogos foram selecionados na internet sendo que já haviam sido testados e com resultados já registrados. A produção foi artesanal. Para o levantamento de dados foram utilizadas perguntas semiestruturadas por meio de questionário e posterior entrevista com os professores do APD. A metodologia utilizada para a análise de dados foi a de estudo de caso com enfoque qualitativo. Segundo os professores entrevistados, os jogos didáticos confirmaram ser excelente estratégia de ensino e aprendizagem enriquecendo as aulas e proporcionando aos alunos a oportunidade de aquisição do conhecimento de forma leve e divertida.pt_BR
dc.description.embargo5000-
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Fabiana Roberta-
dc.contributor.advisor-co1Hussein, Silva-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Silva, Margarete Virgínia Gonçalves _2014.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.