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dc.creatorYamaue, Davi
dc.creatorHambrusch, Guilherme Henrique
dc.date.accessioned2020-11-12T19:04:42Z-
dc.date.available2022-11-04T12:55:45Z-
dc.date.issued2019-07-04
dc.identifier.citationYAMAUE, Davi; HAMBRUSCH, Guilherme Henrique. Análise do desempenho aerodinâmico em veículos de carga rodoviário através da modelagem numérica computacional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10612-
dc.description.abstractThe demand for more efficient and environmental friendly products have been increasing every year. It has become essential to have this in mind, in the process of developing new products, otherwise companies do not stay competitive. Trucks are an important part of this challenge, given the large number of vehicles and the quantity of greenhouse gases that they produce. One way of improving the efficiency of trucks and reducing the emissions of greenhouse gases is through enhancements in aerodynamics performance. The current paper focus in searching ways to advance in this aspect, verifying how small changes at the Brazilian law could help improve the aerodynamic of trucks. The study was developed comparing the drag coefficient (Cd) of three trucks (brazilian, european and american) with the help of the commercial software Ansys Fluent ® 19, student version. All the analysis were made in a bidimensional space, steady state, incompressible flow, velocity of 25 m/s, and using the k- realizable as the turbulence model. The numeric model was validated based on studies that simulated the model in software’s and realized experiments in wind tunnel. The numeric solution demonstrated that an elevation of the limit of weight on the front axle would result in an economy of 1,33% of diesel, while an increase at the total length of the truck would result in an economy of at least 1,02% of diesel.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectTransporte rodoviário de cargapt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectEnergia - Consumopt_BR
dc.subjectRedução de gases do efeito estufapt_BR
dc.subjectFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subjectTruckingpt_BR
dc.subjectAerodynamicspt_BR
dc.subjectEnergy consumptionpt_BR
dc.subjectGreenhouse gas mitigationpt_BR
dc.subjectComputational fluid dynamicspt_BR
dc.titleAnálise do desempenho aerodinâmico em veículos de carga rodoviário através da modelagem numérica computacionalpt_BR
dc.title.alternativeAerodynamic performance analysis of road freight vehicles through computational modelingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA eficiência energética e redução de emissões de gases de efeito estufa são assuntos em evidência e se tornaram indispensáveis para o desenvolvimento competitivo das empresas na indústria automotiva. Os caminhões contemplam uma parcela importante deste desafio dado o grande número de veículos que promovem o transporte de cargas pesadas por todo o mundo. Uma das formas de melhorar a eficiência do caminhão e reduzir suas emissões, é através da otimização de sua aerodinâmica. O presente trabalho busca formas de avançar nesse aspecto, verificando como pequenas mudanças na legislação brasileira poderiam melhorar na aerodinâmica dos caminhões. O estudo foi realizado comparando o coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cd) de três caminhões diferentes (brasileiro, europeu e ameriocano) com o auxílio do software comercial Ansys Fluent ® 19, versão estudante. Todas as análises foram realizadas em espaço bidimensional, regime permanente, escoamento incompressível, regime de velocidade de 25 m/s, além da utilização do modelo k- realizable como modelo de turbulência. O modelo numérico foi verificado com base em estudos que realizaram testes em túnel de vento e em softwares de simulação computacional. A solução numérica mostrou que o aumento do limite de peso no eixo dianteiro do caminhão resultaria em uma economia de 1,33% de combustível e que um alongamento do caminhão geraria uma redução de pelo menos 1,02% de diesel.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Germer, Eduardo Matos
dc.contributor.referee1Germer, Eduardo Matos
dc.contributor.referee2Santos, Paulo Henrique Dias dos
dc.contributor.referee3Rossi, Luciano Fernando dos Santos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOSpt_BR
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