Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10517
Título: Estudo para aplicação do nivelamento automático da mesa de uma impressora 3D
Título(s) alternativo(s): Study for application of bed auto leveling od 3D printer
Autor(es): Tanno, Elton Koji
Matuguma, Rafael Eidi
Orientador(es): Kretschek, David
Palavras-chave: Máquinas - Indústria
Impressão
Nivelamento
Calibração
Impressão 3D
Engenharia mecânica
Machinery industry
Printing
Leveling
Calibration
Impression 3D
Mechanical engineering
Data do documento: 7-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TANNO, Elton Koji; MATUGUMA, Rafael Eidi. Estudo para aplicação do nivelamento automático da mesa de uma impressora 3D. 2016. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: A Manufatura Aditiva é umas das áreas que vem evoluindo constantemente com novas tecnologias e diversificando as suas possíveis aplicações. Como em qualquer outra tecnologia, existem diversos aspectos a serem melhorados e possibilidades de inovação. Neste trabalho iremos dar enfoque no estudo para aplicação do nivelamento automático da mesa de uma impressora 3D tipo REPRAP, com o intuito de melhorar a utilização do operador da impressora, evitando a necessidade de calibração manual antes de cada impressão. Foram realizados alguns experimentos para avaliar fatores que influenciam no posicionamento da mesa da impressora, e verificado a dificuldade do nivelamento manual. Para isso foi necessário adaptar a impressora para conseguir mensurar as diferenças de posicionamento do eixo Z em alguns pontos da mesa, utilizando um relógio comparador. A partir dos dados obtidos, foi possível quantificar os fatores que influenciam no desnivelamento da mesa da impressora. Motivando a aplicação do nivelamento automático.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10517
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2016_2s_55.pdf7,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.