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dc.creatorMolina, Rafael Gobbi
dc.date.accessioned2020-11-12T18:38:22Z-
dc.date.issued2016-06-16
dc.identifier.citationMOLINA, Rafael Gobbi. Balanceamento de pontos de solda em uma linha final de carroceria de uma fábrica de veículos de passeio. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10427-
dc.description.abstractThe automotive industry is among the most competitive sectors in the world. A research project of a robotic line balancing problem of welding points is presented. The problem is located at the body-in-white final line of a car manufacturer at the metropolitan region of Curitiba. At the analyzed plant, three different cars are manufactured, each with a significant amount of welding points. Forty four robots are present at the studied line to tackle individual accessibility restrictions. A Mathematical Programming model - which considers robot processing times and assignment restrictions - is used. The model is solved via IBM ILOG CPLEX ® software. Aided by Siemens RobCad ® software, solutions presented by the Mathematical Programming model were simulated and validated. At least 16% of improvement, on the robotic line, was achieved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBalanceamento de linha de montagempt_BR
dc.subjectSolda e soldagempt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectRobôspt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectAssembly-line balancingpt_BR
dc.subjectSolder and solderingpt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.subjectRobotspt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.titleBalanceamento de pontos de solda em uma linha final de carroceria de uma fábrica de veículos de passeiopt_BR
dc.title.alternativeSpot welding balancing in a final body line of passanger vehiclespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA indústria automotiva esta entre os setores indústrias mais competitivos do mundo. Portanto, toda a melhora de eficiência em sua metodologia de produção é importante. Neste projeto é apresentada uma proposta para o balanceamento de pontos de solda em uma linha robotizada final do setor de carroceria em indústria automotiva, localizada na região metropolitana de Curitiba. No setor analisado são fabricados três veículos de passeio, cada um com uma quantidade significativa de pontos de solda, distribuídos entre quarenta e quatro robôs de acordo com restrições de acessibilidade individuais. Foi utilizado um modelo matemático, desenvolvido no software IBM ILOG CPLEX ® , que e capaz de considerar os tempos de movimentação dos robôs e restrições de ocupação. Foram realizadas simulações e validações das respostas do modelo, com auxílio do software Siemens RobCad ® e uma melhora de ao menos 16% na eficiência, na linha robotizada, foi alcançada.pt_BR
dc.description.embargo5000-01-01-
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Luiz Carlos de Abreu
dc.contributor.referee1Rodrigues, Luiz Carlos de Abreu
dc.contributor.referee2Magatão, Leandro
dc.contributor.referee3Weller, Tiago Rodrigues
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpt_BR
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