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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10422
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souz Junior, Edvagner Fustinoni | |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T18:37:49Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T18:37:49Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-15 | |
dc.identifier.citation | SOUZA JUNIOR, Edvagner Fustinoni de. Análise estrutural de um chassi de um veículo do tipo buggy. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10422 | - |
dc.description.abstract | Basically there are two constructive forms for the main structure of a land vehicle: monoblock (body and the chassis as a single piece) on body and chassis (chassis as a separate element). Most vehicles has the first type of construction, because it has the advantages of reduced weight and space occupied by the structure. However, due to the robustness and manufacturing cost, separate chassis of the truck is still used in heavy transport vehicles such as trucks and vans, trucks and vehicles out of the ordinary as the buggys. As a chassis design requirements are required stiffness and adequate strength in order to provide comfort and safety for the driver and passengers and strength to the structure. Thus, during the design phase, are carried out calculations and simulations to estimate their structural characteristics and find points of non-compliance, directing the design changes. A tool commonly used for these analyzes is the finite element method, and focus on the most critical regions of the chassis, such as the attachment points of the suspension and steering. In this context it is inserted this study, which aims to structurally analyze the chassis of a vehicle type buggy. Analyses were performed in the commercial finite element program Ansys Workbench. For the definition of loads and types of the simulations were used information from other academic work, standards of the FIA (Federation Internationale de I'Automobile) and SAE (Society of Automotive Engineers). Finally, after analyzing the results of the simulations, chassis improvements suggestions have been made to solve or reduce the problems encountered. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Análise estrutural (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject | Veículos a motor | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Structural analysis (Engineering) | pt_BR |
dc.subject | Motor vehicle | pt_BR |
dc.subject | Finite element method | pt_BR |
dc.subject | Mechanical engineering | pt_BR |
dc.title | Análise estrutural de um chassi de um veículo do tipo buggy | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Basicamente existem duas formas construtivas para a estrutura principal de um veículo terrestre: monobloco (carroceria e chassi como uma única peça) e carroceria sobre chassi (chassi como um elemento separado). A maioria dos veículos apresenta o primeiro tipo de construção, pois se tem como vantagens as reduções de peso e do espaço ocupado pela estrutura. Entretanto, devido à robustez e custo de fabricação, chassi em separado da carroceria ainda é utilizado em veículos de transporte pesados como caminhões e furgões, caminhonetes e veículos fora de série como os buggys. Como requisitos de projeto de um chassi são exigidos rigidez e resistência adequadas, de forma a proporcionar conforto e segurança para o condutor e os passageiros e durabilidade para a estrutura. Assim, durante a fase de projeto, realizam-se cálculos e simulações para estimar suas características estruturais e localizar pontos de não conformidade, direcionando as alterações de projeto. Uma ferramenta normalmente utilizada para essas análises é o método de elementos finitos, tendo foco nas regiões mais críticas do chassi, como os pontos de fixação da suspensão e direção. Nesse contexto está inserido o presente trabalho, cujo objetivo é analisar estruturalmente o chassi de um veículo do tipo buggy. As análises foram realizadas no programa comercial de elementos finitos Ansys Workbench. Para a definição dos carregamentos e tipos de simulações realizadas foram utilizadas informações de outros trabalhos acadêmicos, normas da FIA (Federation Internationale de I’Automobile) e da SAE (Society of Automotive Engineers). Por fim, após análise dos resultados das simulações, sugestões de melhorias do chassi foram apresentadas para sanar ou diminuir os problemas encontrados. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Luersen, Marco Antônio | |
dc.contributor.referee1 | Luersen, Marco Antônio | |
dc.contributor.referee2 | Passos, Adriano Gonçalves dos | |
dc.contributor.referee3 | Gomes, Marcio Henrique de Avelar | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::METODOS DE SINTESE E OTIMIZACAO APLICADOS AO PROJETO MECANICO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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