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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10268
Título: | Análises da suspensão e direção de um veículo "off-road" do tipo mini baja |
Autor(es): | Fernandes, Marcus Vinícius Da Silva |
Orientador(es): | Deus, Hilbeth Parente Azikri de |
Palavras-chave: | Veículos - Análise Software - Testes Automóveis - Molas e suspensão Vehicles - Analysis Computer software - Testing Automobiles - Springs and suspension |
Data do documento: | 24-Mar-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | FERNANDES, Marcus Vinícius da Silva. Análises da suspensão e direção de um veículo "off-road" do tipo mini baja. 2015. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | Um baja é um veículo off-road desenvolvido por equipes formadas por alunos de diversas universidades brasileiras. O principal problema enfrentado pela equipe de baja da UTFPR-CT é o desempenho insatisfatório dos sistemas de suspensão e direção de seu protótipo. Isto é evidenciado pelos resultados ruins nas provas de apresentação de projeto e pela incapacidade de completar uma prova de suspension and traction. Deste modo, torna-se evidente a importância de um bom projeto destes sistemas, para se tornar mais competitivo. O caso específico da equipe da UTFPR- CT, ocorre uma constante perda de aderência dos pneus durante uma curva e a excessiva rigidez da suspensão. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar estes sistemas, demonstrando as qualidades, defeitos e os pontos de melhoria. Os objetivos específicos são: redução da variação de cambagem pelo deslocamento vertical da roda da suspensão dianteira, redução do raio de curva mínimo e seleção adequada da rigidez das molas. Primeiramente, será feita uma revisão da literatura, a fim de apresentar os principais conceitos de dinâmica veicular. Em seguida, será feita uma análise dos sistemas de suspensão e direção do atual baja, evidenciando- se os principais problemas. Então, a fim de se demonstrar a evolução em nível de projeto que este trabalho pode gerar, serão propostos novos sistemas que apresentem um desempenho mais apropriado. O cálculo dos parâmetros relacionados a estes sistemas, nas etapas de análise, será realizado utilizando-se o software de simulação de veículos Adams/Car. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10268 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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