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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10268
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Fernandes, Marcus Vinícius Da Silva | |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T18:26:00Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T18:26:00Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-24 | |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Marcus Vinícius da Silva. Análises da suspensão e direção de um veículo "off-road" do tipo mini baja. 2015. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10268 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Veículos - Análise | pt_BR |
dc.subject | Software - Testes | pt_BR |
dc.subject | Automóveis - Molas e suspensão | pt_BR |
dc.subject | Vehicles - Analysis | pt_BR |
dc.subject | Computer software - Testing | pt_BR |
dc.subject | Automobiles - Springs and suspension | pt_BR |
dc.title | Análises da suspensão e direção de um veículo "off-road" do tipo mini baja | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Um baja é um veículo off-road desenvolvido por equipes formadas por alunos de diversas universidades brasileiras. O principal problema enfrentado pela equipe de baja da UTFPR-CT é o desempenho insatisfatório dos sistemas de suspensão e direção de seu protótipo. Isto é evidenciado pelos resultados ruins nas provas de apresentação de projeto e pela incapacidade de completar uma prova de suspension and traction. Deste modo, torna-se evidente a importância de um bom projeto destes sistemas, para se tornar mais competitivo. O caso específico da equipe da UTFPR- CT, ocorre uma constante perda de aderência dos pneus durante uma curva e a excessiva rigidez da suspensão. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar estes sistemas, demonstrando as qualidades, defeitos e os pontos de melhoria. Os objetivos específicos são: redução da variação de cambagem pelo deslocamento vertical da roda da suspensão dianteira, redução do raio de curva mínimo e seleção adequada da rigidez das molas. Primeiramente, será feita uma revisão da literatura, a fim de apresentar os principais conceitos de dinâmica veicular. Em seguida, será feita uma análise dos sistemas de suspensão e direção do atual baja, evidenciando- se os principais problemas. Então, a fim de se demonstrar a evolução em nível de projeto que este trabalho pode gerar, serão propostos novos sistemas que apresentem um desempenho mais apropriado. O cálculo dos parâmetros relacionados a estes sistemas, nas etapas de análise, será realizado utilizando-se o software de simulação de veículos Adams/Car. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Deus, Hilbeth Parente Azikri de | |
dc.contributor.referee1 | Deus, Hilbeth Parente Azikri de | |
dc.contributor.referee2 | Erthal, Jorge Luiz | |
dc.contributor.referee3 | Roso, Joao Carlos | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA::TERMODINAMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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