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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10248
Título: | Otimização dos sistemas de suspensão e direção de um veículo antigo |
Título(s) alternativo(s): | Optimization of the suspension and steering systems of a classic car |
Autor(es): | Oliveira, Carlos Alberto de Lira de Tenius, Eric Born |
Orientador(es): | Guérios, Maro Rogér |
Palavras-chave: | Automóveis - Molas e suspensão Direção de automóveis Veículos - Medidas de segurança Automóveis - Dinâmica Automobiles - Springs and suspension Automobile driving Vehicles - Safety measures Automobiles - Dynamics |
Data do documento: | 3-Jul-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | OLIVEIRA, Carlos Alberto de Lira de; TENIUS, Eric Born. Otimização dos sistemas de suspensão e direção de um veículo antigo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | A evolução técnica da malha rodoviária brasileira e dos recursos de projeto de sistemas de suspensão e direção, bem como as diferenças entre os pneus disponíveis nos veículos das décadas de 60 a 80 e os pneus disponíveis no mercado corrente geram uma situação de obsolescência do desempenho e segurança dos veículos antigos em termos de comportamento dinâmico. Este trabalho tem por objetivo a aplicação de modelos matemáticos e programas computacionais para a caracterização de um sistema de suspensão e direção preexistente, quantificando o seu desempenho teórico original. A partir disso, são propostas otimizações de acordo com a influência dos parâmetros definidos na revisão bibliográfica, com a exigência de que sejam viáveis de implementação no veículo. As modificações aplicadas transformam o comportamento do veículo, aproximando-o dos objetivos traçados em benchmarking, resultante num comportamento dinâmico equivalente a um veículo moderno de referência. |
Abstract: | The technical evolution of the Brazilian road network and the suspension and steering system design features, as well as the differences between the tires available in vehicles from the 60s and 80s and the tires available in the current market, generate an obsolescence scenario regarding the performance and safety of classic vehicles in terms of vehicle dynamics. This study aims to apply mathematical models and specialized software to characterize an existing suspension and steering system, quantifying its original theoretical performance. From this, optimizations are proposed according to the influence of the parameters defined in the bibliography, with the requirement that they must be feasible for physical application in the vehicle. The designed modifications transform the behavior of the motor vehicle, reaching the targets set in benchmarking. The resulting handling behavior is deemed to be equivalent to a modern reference vehicle. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10248 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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