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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10217
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Machado, Ewald Carlos Fiedler da Costa | |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T18:24:06Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T18:24:06Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-07 | |
dc.identifier.citation | MACHADO, Ewald Carlos Fiedler da Costa. Modelagem, validação e otimização de dispositivos para teste de mecanismos de direção. 2014. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10217 | - |
dc.description.abstract | The laboratories of the automotive industry need to test the internal systems of vehicles to check strength and durability. An example is the steering mechanism, which is fixed at a device with high resistance, and subjected to loads of great intensity. These device of fixation generally do not follow a structural analysis criteria, or reduction in weight of structural optimization. As an object of study, have two devices in a laboratory test of steering mechanisms. In this work, devices are subjected to loads and deformations are acquisition experimentally. The devices are modeled in CATIA ® program, and their structural behavior in the computational analysis ANSYS ® program. The experimental data are compared with the theoretical generating a validation of the model. Subsequently the optimization of the devices is made. Finally results are compared, mass and strength optimized model with the actual device. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Direção de veículos a motor - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Programas de computador - Testes | pt_BR |
dc.subject | Finite element method | pt_BR |
dc.subject | Motor vehicle driving - Experiments | pt_BR |
dc.subject | Computer programs - Testing | pt_BR |
dc.title | Modelagem, validação e otimização de dispositivos para teste de mecanismos de direção | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Os laboratórios da indústria automobilística necessitam testar os sistemas internos dos veículos para conferir a resistência e durabilidade. Um exemplo é o mecanismo de direção, que é fixado a um dispositivo de alta resistência e submetido a cargas de grande intensidade. Esses dispositivos de fixação normalmente não seguem critérios de uma análise estrutural, ou ainda redução de massa de uma otimização estrutural. Como objeto de estudo, têm-se dois dispositivos de um laboratório de testes de mecanismos de direção. Neste trabalho, os dispositivos são submetidos às cargas, e as deformações são aquisitadas experimentalmente. Os dispositivos são modelados no programa CATIA®, e seu comportamento estrutural analisado no programa computacional ANSYS®. Os dados experimentais são comparados com o teórico, gerando uma validação do modelo. Posteriormente é feita a otimização dos dispositivos. Finalmente resultados são comparados, de massa, e resistência do modelo otimizado com o dispositivo real. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Ana Paula Carvalho da | |
dc.contributor.referee1 | Silva, Ana Paula Carvalho da | |
dc.contributor.referee2 | Souza Júnior, Oswaldo Honorato | |
dc.contributor.referee3 | Belo, Ivan Moura | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::FUNDAMENTOS GERAIS DE PROJETOS DAS MAQUINAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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