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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10217
Título: | Modelagem, validação e otimização de dispositivos para teste de mecanismos de direção |
Autor(es): | Machado, Ewald Carlos Fiedler da Costa |
Orientador(es): | Silva, Ana Paula Carvalho da |
Palavras-chave: | Método dos elementos finitos Direção de veículos a motor - Experiências Programas de computador - Testes Finite element method Motor vehicle driving - Experiments Computer programs - Testing |
Data do documento: | 7-Mar-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MACHADO, Ewald Carlos Fiedler da Costa. Modelagem, validação e otimização de dispositivos para teste de mecanismos de direção. 2014. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
Resumo: | Os laboratórios da indústria automobilística necessitam testar os sistemas internos dos veículos para conferir a resistência e durabilidade. Um exemplo é o mecanismo de direção, que é fixado a um dispositivo de alta resistência e submetido a cargas de grande intensidade. Esses dispositivos de fixação normalmente não seguem critérios de uma análise estrutural, ou ainda redução de massa de uma otimização estrutural. Como objeto de estudo, têm-se dois dispositivos de um laboratório de testes de mecanismos de direção. Neste trabalho, os dispositivos são submetidos às cargas, e as deformações são aquisitadas experimentalmente. Os dispositivos são modelados no programa CATIA®, e seu comportamento estrutural analisado no programa computacional ANSYS®. Os dados experimentais são comparados com o teórico, gerando uma validação do modelo. Posteriormente é feita a otimização dos dispositivos. Finalmente resultados são comparados, de massa, e resistência do modelo otimizado com o dispositivo real. |
Abstract: | The laboratories of the automotive industry need to test the internal systems of vehicles to check strength and durability. An example is the steering mechanism, which is fixed at a device with high resistance, and subjected to loads of great intensity. These device of fixation generally do not follow a structural analysis criteria, or reduction in weight of structural optimization. As an object of study, have two devices in a laboratory test of steering mechanisms. In this work, devices are subjected to loads and deformations are acquisition experimentally. The devices are modeled in CATIA ® program, and their structural behavior in the computational analysis ANSYS ® program. The experimental data are compared with the theoretical generating a validation of the model. Subsequently the optimization of the devices is made. Finally results are compared, mass and strength optimized model with the actual device. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10217 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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