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Título: Modelagem, validação e otimização de dispositivos para teste de mecanismos de direção
Autor(es): Machado, Ewald Carlos Fiedler da Costa
Orientador(es): Silva, Ana Paula Carvalho da
Palavras-chave: Método dos elementos finitos
Direção de veículos a motor - Experiências
Programas de computador - Testes
Finite element method
Motor vehicle driving - Experiments
Computer programs - Testing
Data do documento: 7-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MACHADO, Ewald Carlos Fiedler da Costa. Modelagem, validação e otimização de dispositivos para teste de mecanismos de direção. 2014. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Os laboratórios da indústria automobilística necessitam testar os sistemas internos dos veículos para conferir a resistência e durabilidade. Um exemplo é o mecanismo de direção, que é fixado a um dispositivo de alta resistência e submetido a cargas de grande intensidade. Esses dispositivos de fixação normalmente não seguem critérios de uma análise estrutural, ou ainda redução de massa de uma otimização estrutural. Como objeto de estudo, têm-se dois dispositivos de um laboratório de testes de mecanismos de direção. Neste trabalho, os dispositivos são submetidos às cargas, e as deformações são aquisitadas experimentalmente. Os dispositivos são modelados no programa CATIA®, e seu comportamento estrutural analisado no programa computacional ANSYS®. Os dados experimentais são comparados com o teórico, gerando uma validação do modelo. Posteriormente é feita a otimização dos dispositivos. Finalmente resultados são comparados, de massa, e resistência do modelo otimizado com o dispositivo real.
Abstract: The laboratories of the automotive industry need to test the internal systems of vehicles to check strength and durability. An example is the steering mechanism, which is fixed at a device with high resistance, and subjected to loads of great intensity. These device of fixation generally do not follow a structural analysis criteria, or reduction in weight of structural optimization. As an object of study, have two devices in a laboratory test of steering mechanisms. In this work, devices are subjected to loads and deformations are acquisition experimentally. The devices are modeled in CATIA ® program, and their structural behavior in the computational analysis ANSYS ® program. The experimental data are compared with the theoretical generating a validation of the model. Subsequently the optimization of the devices is made. Finally results are compared, mass and strength optimized model with the actual device.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10217
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