Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1013
Título: | A análise combinatória e seu ensino |
Autor(es): | Miotto, Eder |
Orientador(es): | Sano, Mari |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Análise combinatória Fibonacci, Números de Aprendizagem Prática de ensino Professores de matemática - Formação Matemática Mathematics - Study and teaching Combinatorial analysis Fibonacci numbers Learning Student teaching Mathematics teachers - Training of Mathematics |
Data do documento: | 29-Set-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MIOTTO, Eder. A análise combinatória e seu ensino. 2014. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho tem dois objetivos: o primeiro está relacionado ao ensino da análise combinatória nas séries do ensino fundamental 2 e ensino médio. O segundo objetivo e buscar aprofundar meus conhecimentos relacionados aos conceitos combinatoriais. Com relação ao primeiro objetivo, o ensino da análise combinatória, na minha trajetória como docente, tem sido uma das tarefas mais árduas que o professor de matemática da educação básica enfrenta. Diante disso, surgem algumas perguntas. Por que um assunto totalmente aplicável ao cotidiano tem gerado tanta dificuldade de compreensão? Um dos objetivos desse trabalho e buscar respostas para essa pergunta e propor sugestões que possam melhorar o entendimento desse conceito. Como segundo objetivo proposto, busquei compreender conceitos que até então, por mim, não dominados, aprofundando meu conhecimento combinatorial. Para tanto, esse trabalho possui uma parte dedicada ao estudo de conceitos combinatorias mais complexos, não o abordados junto aos alunos de ensino médio mas que permitem compreender situações combinatoriais mais complexas. |
Abstract: | The present work has two major goals. The first one is related to the teaching of combinatorics in elementary school and high school. The second one is to seek further knowledge related to combinatorial concepts. Regarding the first goal, the teaching of combinatorics, in my trajectory as a teacher, has been one of the most arduous tasks that the math teacher of basic education faces. Therefore, some questions arise. Why a subject fully applicable to everyday, has generated so much trouble understanding? One of the goals of this work is to seek answers to this question and propose suggestions that can improve the understanding of this concept. As a second proposed goal, I sought to understand concepts that hitherto were not dominated, deepening my combinatorial knowledge. Therefore, this work has section devoted to the study of more complex combinatory concepts, not addressed to the students of high school but they allow us to understand more complex combinatorial situations. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1013 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROFMAT_M_Miotto, Eder_2014.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.