Câmpus | Programa/Curso | Data do documento | Título | Autor(es) |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 7-Jul-2016 | Ciências versus biologia: (des)encontro entre ensino fundamental e ensino médio | Bozza, Elizângela Cristina |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 9-Dez-2022 | A composteira como recurso para o desenvolvimento de uma rede de conceitos para o ensino de ciências nos anos iniciais | Santos, Francielly Ferreira dos |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 20-Mai-2016 | Contribuições da pegada hídrica no ensino de ciências: percepções e perspectivas de mudança a partir da sala de aula | Culpi, Vera Lúcia Ferreira da Luz |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 30-Out-2020 | CTSA e as mudanças climáticas: aspectos latournianos em uma sequência didática | Santana, Beatriz Jaqueline |
Curitiba | Licenciatura em Física | 26-Nov-2018 | Da terra à lua num cometa: a ficção científica de Júlio Verne como potencial contribuição para o ensino de física | Divino, Cristian Porto |
Curitiba | - | 19-Ago-2014 | Do que é feito: visões de ciência e de cientista de alunos do ensino médio no desenvolvimento de uma oficina a partir de um laboratório de pesquisa | Lara, Alessandro Luiz de |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 9-Ago-2019 | O enfoque CTSA no ensino de biotecnologia em um curso técnico em meio ambiente | Scandelari, Maira Fernanda Rocha |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 18-Mar-2022 | Formação coletiva e colaborativa de professores em serviço com foco na educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental | Borges, Daniele Maria |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 30-Nov-2021 | A formação continuada de professores e as práticas pedagógicas em Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo organizado pela investigação-ação | Helvig, Juliane Luzia |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 28-Ago-2017 | Formação continuada de professores por meio da investigação-ação: resistência e autonomia docente na abordagem de questões sociocientíficas | Gomes, Tábata Melise |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 6-Dez-2021 | Formação continuada de profissionais da educação em ciências da natureza para os anos iniciais sob a perspectiva da semiótica peirceana | Bassani, Maria Angela Lorente |
Curitiba | Licenciatura em Física | 23-Nov-2018 | A formação de professores de física e o PIBID: percepções de coordenadores | Godinho, Ana Paula Machado |
Curitiba | Licenciatura em Física | 14-Dez-2022 | Linguagem no ensino de ciências: uma proposta para o uso de dados públicos em sala de aula | Mercuri, Aretha Camila El Achi |
Curitiba | Licenciatura em Física | 29-Nov-2016 | Percepções de estudantes do Ensino Médio sobre Ciência e Tecnologia e suas relações com a divulgação científica e tecnológica | Mancia, Letícia Beraldi |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 14-Dez-2023 | Possibilidades teórico-metodológicas na educação CTSA: uma vivência de trabalho colaborativo entre professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental | Digner, Vanessa |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 25-Ago-2017 | Uma proposta de estudo da autonomia docente de professores de ciências e de matemática em exercício | Maciel Junior, Percy Fernandes |
Curitiba | - | 20-Mar-2014 | A questão de gênero no curso de Licenciatura em Física da UTFPR – Curitiba: um olhar fenomenológico | Zanelatto, Amália Lucilene Monzani |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 27-Ago-2018 | Representações pictóricas do desenho animado educativo “O Show da Luna” à luz da semiótica | Lima, Cristiane Aparecida de Pereira |
Curitiba | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | 5-Dez-2023 | Vivências formativas em uma comunidade de aprendizagem profissional para professores dos anos iniciais do ensino fundamental: gêneros textuais no letramento em ciências e em língua portuguesa | Digner, Bruna |