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Dicas de design

Uma das melhores fontes de referência que temos disponível é o mundo a nossa volta. Essa afirmação já foi reforçada por grandes artistas e criativos de todas as áreas. No design não é diferente! É extremamente importante estar atento à tudo que acontece a nossa volta para poder  encontrar referências para nossos projetos.

Ter um olhar de pesquisador precisar ser natural no comportamento de um designer, uma característica  inerente ao trabalho> essa postura contribui para buscar uma solução de um determinado problema, oferecendo alternativas apoiadas no design.

É necessário ter referências boas e ruins. Nesse sentido, é produtivo guardar peças que chegam a nossas mãos, como um cartão de visitas ou um flyer. Por que é útil? Você terá em mãos um rápido manual do que pode ser feito em impressão (e o mais importante, do que não pode ser feito) e utilizar essas referências como fonte de inspiração.

Pesquisar algo essencial para o desenvolvimento de projeto de design. Muitas vezes, um bom briefing – um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento – pode responder muitas questões que você possa ter em aberto. Faça brainstormings conhecido na língua portuguesa como Tempestade de Ideias rápidas, e registre, nem que seja num guardanapo.

Um bom designer não deve se limitar ao uso das ferramentas de edição. É preciso estudar. Já ouviu falar em Gestalt? Podemos chamar essa disciplina de “psicologia das formas”. O design utiliza a Gestalt o tempo inteiro, ainda que de forma inconsciente. É a melhor maneira de saber mais sobre como as pessoas percebem os diferentes estímulos visuais.

Estudar Gestalt é importante para que entendamos a percepção das coisas. Compreendendo os princípios da Gestalt você terá maior controle sobre seus projetos e peças gráficas. Os trabalhos serão mais harmoniosos; e a mensagem entregue ao público, muito mais bem direcionada.

Por isso, leia mais! Os livros estão cheios de teorias que podem ser colocadas em prática. Identifique áreas relacionadas que possam acrescentar conhecimentos e noções variadas. Você pode saber um pouco mais sobre fotografia, psicologia, marketing e outras áreas.

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Melhore seus projetos visuais

  1. Apresentar os projetos por e-mail? Se não tem outra opção, capriche no layout e na redação do e-mail. Seja o mais claro possível, já que não estará junto para tirar as dúvidas de quem está vendo seu projeto. O ideal é apresentar em uma conversa presencial ou por chamada em vídeo.

  1. Você já deve saber: qualquer trabalho criativo exige planejamento. Então, planeje como será a parte gráfica (vai ser um ppt? Vai ser impresso? Vai ter um protótipo?), quais os pontos fortes e fracos do trabalho, o que você vai falar, o que vai defender, quais as prováveis perguntas etc

  1. Nada melhor para estreitar os laços com um ouvinte do que contar uma história. Utilize os recursos do storytelling (narrativa de contar histórias) para apresentar os projetos com lógica e dinâmica. Comece relembrando os principais pontos do briefing, mostre as dificuldades (mas também o que você fez para superá-las), destaque os principais pontos do desenvolvimento e feche a conversa com uma frase de efeito ou uma surpresa.

  1. Capriche nas aplicações e facilite a visualização das peças no mundo real.

  1. Menos é mais! Sabemos que você está super orgulhoso do trabalho que fez e quer contar cada detalhe do seu processo criativo. Mas a objetividade vale muito! Torne o momento de sua apresentação mais agradável e proveitoso.

Melhore suas apresentações

1. Descubra o ponto crucial da sua apresentação e deixe-o claro
A mente humana não consegue processar uma quantidade enorme de informações em um único evento. Qualquer dado que não está transmitindo uma mensagem específica pode enfraquecer o impacto da apresentação. Portanto, use somente os elementos visuais que derem sustentação ao seu argumento.

2. Saiba por que as pessoas querem ouvi-lo
Sua plateia veio ouvir o que você tem a dizer por alguma razão. É importante descobrir qual o motivo que trouxe as pessoas até sua apresentação, pois você pode focar em aspectos diferentes e fazer com que os espectadores sejam mais receptivos ao que você diz.

3. Mantenha sua audiência focada em você, não na sua apresentação
Ninguém vai a uma palestra para olhar slides – a plateia está lá para ver e ouvir o apresentador. Mantenha o foco em você. Uma dica para atrair a atenção dos espectadores é inserir um slide em branco no meio da sua apresentação, o que faz com que todos olhem para você.

4. Estabeleça uma conexão pessoal com seus espectadores
Crie uma espécie de ligação emocional com seus espectadores. Assim, você consegue mostrar as inovações, produtos e serviços a uma plateia mais simpática e receptiva.

5. Domine o conteúdo de sua apresentação
Você deve fazer o possível para saber de todos os assuntos que serão abordados. Outras pessoas preferem ser espontâneas e fazer improvisações. No entanto, independentemente do estilo, conhecer todos os pontos de um discurso permite que o palestrante fale com calma e clareza, o que é primordial em uma apresentação bem-sucedida.

Melhore suas imagens

Se você está preparando uma apresentação, significa que você tem algum evento importante pela frente. Significa também que você terá poucos minutos para impressionar alguém e, por isso, cada tela precisa impactar a sua audiência. Para isso, não basta apenas a informação em si: escolher as imagens certas para o conteúdo da sua apresentação faz toda a diferença.

Mas como saber se uma imagem é mais adequada que a outra? Qual tipo de imagem é melhor vista? Como achar e escolher imagens de impacto e associadas ao conteúdo de sua apresentação? São muitas as perguntas neste quesito.

Busque imagens de qualidade: boa resolução é fundamental

A primeira coisa a se fazer é procurar por imagens que sejam de qualidade. Isto não se trata apenas sobre o tamanho dela: é sobre o tratamento, a luz e o elemento presente na foto. Todos os detalhes que compõem a imagem farão a diferença!

Siga a regra do 1+1=3

Agora que você já sabe escolher imagens de qualidade para as suas apresentações, é hora de escolher onde cada imagem será introduzida no conteúdo do seu slide. A pergunta que você deve se fazer sempre é: “esta imagem complementa meu conteúdo ou não tem relação alguma com a  apresentação?”. A resposta para isto está na regra do 1+1=3.

Ela é bastante simples e resume o seguinte raciocínio: texto mais imagem deve resultar numa terceira ideia, além do que o texto fala o do que a imagem mostra. Isso é usar imagem de um jeito inteligente.

Banco de imagens x imagens próprias

É claro que trabalhar imagens próprias e exclusivas sempre passa uma visão diferenciada às apresentações. Contudo, o custo, pode se distanciar da realidade. Para estas situações existem os bancos de imagem. É preciso procurar dentre as diversas opções do mercado, pagas ou gratuitas, os que mais possuem opções relacionadas ao objetivo de sua apresentação.

A dica final é sempre pedir opiniões: mostre a sua apresentação pronta para outras pessoas. Um olhar diferente sobre as imagens e sobre o conteúdo, pode apontar defeitos e detalhes que você não tinha visto antes. Por isso, mostre para a sua equipe, amigos, familiares, colegas e verifique a opinião deles. Pergunte se as imagens passam a impressão desejada e solicite sugestões. Desta forma você aumentará as chances de sua apresentação impressionar a todos!

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