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Ferramentas úteis

Tudo que é utilizado para que haja comunicação entre o homem e o computador é ferramenta digital: Tablets, smartphones e outros diversos aparelhos tecnológicos. O intuito é facilitar essa comunicação tornando-a mais clara e eficiente.

Existem muitos materiais eletrônicos disponíveis para diversas funções: administrativa, publicitária, educacional, esportiva, para uso pessoal ou corporativo. 


No campo educacional, o uso de tecnologia vem sendo introduzido para melhorar o processo ensino aprendizagem. Vídeos, retroprojetores, microcomputadores, filmadoras, câmeras e impressoras foram os primeiros.

como-avaliar-os-professores-de-maneira-eficiente

Compactador de PDF

Carregue o seu arquivo com o recurso arrastar e soltar ou pressione “Escolher Arquivo”. Selecione o nível de compactação desejado e clique no botão para iniciar. Após a conclusão da compactação, você pode baixar o arquivo.

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Salvando vídeos online

Um poderoso serviço que permite encontrar e baixar seus vídeos favoritos do YouTube de forma rápida e absolutamente gratuita. Agora você não precisa instalar softwares diferentes ou procurar um serviço online que realmente funcione. Estamos falando do YouTubNow, que permite que você baixe o filme, programa de TV ou jogo de esportes do YouTube  só digitando o URL/nome do vídeo e clicando em Baixar.

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Cria suas apresentações no Prezi

O Prezi foi lançado em 2009 e já tem mais de 50 milhões de usuários em todo mundo. Talvez você esteja pensando “Será que vale a pena começar a usar o Prezi?”. A utilização do Prezi em aulas, palestras, apresentações faz a diferença e aqui está um primeiro passo para você, professor, começar a usar essa ferramenta fantástica.

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Crie seu Vídeo em Realidade Virtual

Mas, afinal, o que a realidade virtual tem a oferecer no processo de ensino-aprendizagem? Daniel Moreira, especialista em tecnologias de educação do Instituto Singularidades, e Fabia Antunes, diretora de currículo da escola Lourenço Castanho de São Paulo, que usa uma das ferramentas do Google, trazem nove questões importantes para escolas e professores interessados no tema da realidade virtual na educação:


1. Planejamento pedagógico: o primeiro passo para utilizar ferramentas como os óculos de realidade virtual é alinhá-las ao projeto de ensino,para que seu uso não seja meramente recreativo.  “A premissa é não usar para consumo de conteúdo, mas para criação ou compartilhamento de conhecimento”, exemplifica Fabia.


2. Interdisciplinaridade:“Dentro da realidade virtual, é possível propor atividades interdisciplinares, explorar conhecimentos de geografia, história, matemática e ciências dentro de um mesmo espaço”, observa Daniel Moreira. “Mas isso vai depender dos desafios propostos pelos professores”, ressalva.


3. Metodologia ativa:assim com os games, a aprendizagem por projetos e o design thinking, a realidade virtual é considerada uma metodologia ativa de ensino. Se bem utilizada, pode estimular o protagonismo e a formação crítica do estudante.


4. Formação do professor: Mesmo que estimulem a autonomia, as tecnologias seguem demandando a intermediação do professor. “Ele é mediador desse processo. Por isso é importante o planejamento do docente para fazer uso do recurso”, diz. No Brasil, pesquisas como a TIC Educaçãoe um estudo coordenado pelo movimento Todos pela Educação mostram obstáculos nessa área.


5. Intermediário: diante de tantas novas tecnologias, surgiu a figura do educador de tecnologia educacional, que “traduz” esse mundo para os demais docentes.  “Ele estuda o que mais se adequa aos projetos em cada componente curricular e ajuda os professores nesse desenho”.


6. Poder da experiência: embora permita ir além das limitações físicas, a realidade virtual não pode sobrepor-se às experiências de verdade, diz Fabia.  “Especialmente com alunos pequenos, temos que prestar atenção para não antecipar virtualmente as experiências reais que eles não ainda não tiveram, importantes para seu desenvolvimento”.


7. Impactos: especialistas chamam atenção para a falta de estudos conclusivos sobre os efeitos da realidade virtualna educação. Um dos aspectos levantados é o risco de o recurso perder o efeito sobre a atenção dos alunos com o tempo. “O uso em excesso pode se tornar tedioso ou exaustivo. Isso acontece com qualquer estratégia diferenciada, como os games”, diz Daniel Moreira.


8. Saúde: a maioria dos fabricantes de óculos de realidade virtual não recomenda a imersão prolongada. A indicação média é de 10 minutos de pausa a cada 30 minutos de utilização. Estudantes com problemas cardíacos, doenças de visão ou transtornos psiquiátricos precisam consultar um médico antes.


9. Custos: embora existam óculos de baixo custo – é possível comprar um Google Cardboard por R$ 10 na internet – a necessidade de celular ou de outros componentes dificulta a chegada da realidade virtual à rede pública. A isso se soma a falta políticas de formação na área. “Integrar a realidade virtual à prática da sala de aula pode não acontecer mesmo tendo recursos disponíveis, pois ainda é muito tímida a oferta de programas ou cursos”.

Baixe o aplicativo KMPlayer VR

O KMPlayer é um reprodutor multimídia, para WindowsAndroid e iOS, capaz de tocar diversos formatos de arquivos de áudio e vídeo sem se limitar. Deste modo, ele elimina a árdua tarefa de encontrar um player para criar seus vídeos VR. O programa possui uma compatibilidade surpreendente, pois reconhece arquivos DivX, RMVB, WMV, MP4e VR

Realidade Aumentada sem mistério

Como uma integração de todas as anteriores evoluções, a realidade aumentada chegou para trazer ainda mais proximidade do conteúdo à realidade dos estudantes. Agora, os alunos podem desfrutar imagens que fogem do padrão apenas bidimensional dos objetos, como em vídeos e livros didáticos, integradas à sua realidade tridimensional.

Integrado as anteriores tecnologias, seu impacto na educação é muito mais forte. Com isso, processos são didaticamente melhor explicados e realidades anteriormente distantes são agregados à própria realidade, tudo de forma muito mais simples.

Aplicações

Alguns processos têm destaque no uso da realidade aumentada como método de ensino. Confira aqui cinco dos principais usos:


Anatomia humana


A área da saúde é uma das maiores beneficiadas com a implantação da realidade aumentada em seus processos. A tecnologia facilita tanto o aprendizado, em relação à anatomia humana por exemplo, quanto os processos cirúrgicos.


Na cidade indiana de Thiruvananthapuram, uma exposição mostrou as principais inovações no mundo da medicina, em que a realidade aumentada teve destaque. No Brasil, também já há a criação de laboratórios para a aplicação dessa tecnologia.


Planejamento espacial

 

A integração de espaços planejados com outros espaços já existentes são destaque do uso da realidade aumentada na arquitetura e em outras áreas do conhecimento que lidam com o planejamento espacial. Isso possibilita uma melhor visão do espaço que está sendo criado.


Processos industriais


montagem de máquinas se tornou mais simples com o uso da realidade aumentada. Por meio da aprendizagem via tecnologia, os processos, que são complexos, se tornaram mais didáticos.


Um exemplo de aplicação é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), aqui mesmo no Brasil, que incorporou a realidade aumentada a seu material didático.

Troca de informações

Nacional e internacionalmente, a cultura vem incorporando as novas tecnologias a seus produtos. Com a realidade aumentada não foi diferente, o que está possibilitando uma maior disponibilidade de informações e interação com os objetos.


Os museus são grande exemplos dessa agregação. Segundo a professora de História do Brasil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Heloísa Starling, “o historiador está sendo desafiado e sair de sua bolha e interagir mais com o público”, sendo a tecnologia uma grande aliada nisso.

 

Ensino de idiomas

A realidade aumentada já está sendo implantada até no segmento de idiomas. Assim, todo seu conteúdo é trazido à realidade do aluno, possibilitando-o o alcance da fluência de forma ainda mais rápida e espontânea.


Em relação ao inglês, a UPTIME é a primeira escola de idiomas do mundo a aplicar a tecnologia de realidade virtual e aumentada na educação. A novidade entrará em vigor ainda em maio de 2017.

 

Benefícios

Com o conteúdo exposto de forma tridimensional (3D), uma série de benefícios é gerada para o aluno, independente da área do conhecimento à qual ele está sujeito:

  • facilita a memorização e o entendimento do assunto;
  • engaja os alunos às aulas de forma criativa;
  • aprende-se cognitivamente mais rápido;
  • enriquece atividades com conteúdos audiovisuais;
  • estuda-se de forma mais interativa e dinâmica; e
  • agrega o conteúdo digital ao mundo real.

Crie sua realidade aumentada

Você precisará de um smartphone ou tablet com um aplicativo para “ler” seu código de realidade aumentada. Existem vários desses aplicativos nas lojas dos sistemas operacionais, sinta-se à vontade para escolher.

Entre no link e crie sua experiência

Crie seu QR Code

O QR Code pode ser lido por qualquer aparelho celular, smartphone ou tablet que tenha uma câmera simples integrada. Vários aplicativos para ler o QR code podem ser encontrados no Google Play ou App store.


No entanto, a tecnologia está se popularizando por um conjunto de outros fatores. Sua ampla adoção ultrapassa meras questões técnicas. Na área de ensino pode contribuir para o acesso a conteúdos que fazem parte da prática didática.

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