• U
    m
    S
    o
    n
    h
    o
    U
    m
    a
    R
    e
    a
    l
    i
    z
    a
    ç
    ã
    o

A ciência no olhar do design

Este trabalho tem por objetivo estabelecer vínculos e ligações entre as áreas de ensino e design. O design enquanto campo independente e interdisciplinar apresenta visões e ferramentas que podem ser importantes quando aplicados no ensino, em especial o ensino de ciências. Do ponto de vista teórico-metodológico, são utilizados os referenciais: tecnologias de informação e comunicação (TIC), Transposição Didática e teorias do design.


Ênfase é dada às imagens gráficas enquanto elementos de ilustração e tradução do pensamento científico, incluindo trabalhos de pesquisa que representam o estado da arte na área de biologia realizados no âmbito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-PR). Pretende-se que estes materiais sirvam para aumentar o impacto e visibilidade do trabalho acadêmico (artigos e apresentações científicas) e, ao mesmo tempo, constituam referências para o ensino em nível superior e pós-graduação, mas também em nível médio e em atividades de divulgação científica, conectando universidade, instituto de pesquisa e escola e estabelecendo conexões entre pesquisadores, professores e estudantes. São desenvolvidos e analisados trabalhos de design científico – esquemas científicos – enquanto objetos de ensino que estabelecem uma ligação entre a produção do conhecimento de alto nível e múltiplas realidades escolares. O produto desenvolvido apresenta o uso de ferramentas do design de maneira a que possam ser utilizadas por professores para incrementar suas atividades em sala de aula.

This work aims at establishing connections between the areas of teaching and design. Design constitutes an independent and interdisciplinary field and provides visions and tools that can improve teaching, especially in the sciences. Information and communication technologies (ICT), didactic transposition and design theories constitute the theoretical and methodological basis of the work. Emphasis is given to graphic images as elements of illustration and translation of scientific thinking, including research works that represent the state of the art in the area of biology carried out within the Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz-PR). It is intended that these materials serve to increase the impact and visibility of academic work (articles and scientific presentations) and, at the same time, constitute references to diverse levels of education: higher and postgraduate education, the secondary level and; in addition, science outreach. It aims at connecting university, research institute and school together with establishing connections between researchers, teachers and students. A series of “scientific schemes” were developed and analyzed as teaching objects that link the production of high level knowledge to multiple school realities. The developed product presents the use of design tools so that they can be used by teachers to improve their classroom activities.

Este trabalho tem por objetivo principal servir de partida para estabelecer vínculos e ligações entre as áreas de ensino, em especial o ensino de ciências, e design. Busca-se utilizar elementos e ferramentas do design como referência para o desenvolvimento de materiais e objetos de ensino nos diversos níveis, inclusive a pós-graduação. Mais especificamente, busca-se demonstrar o potencial das ferramentas de design e suas contribuições na construção de esquemas científicos para explicar e aclarar trabalhos publicados em revistas científicas e utilizados em apresentações acadêmicas, incluindo aulas, congressos nacionais e internacionais e materiais de divulgação científica.

  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Estabelecer conexões entre referenciais da área de ensino e o design, em especial: tecnologias de informação e comunicação (TIC), Transposição Didática e teorias do design.
  2. Elaborar esquemas científicos que sirvam de elementos para a tradução e transposição de resultados da pesquisa científica.
  3. Analisar esquemas científicos elaborados no âmbito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-PR) à luz das teorias do
  4. Discutir maneiras de conectar o uso de esquemas científicos desenvolvidos por pesquisadores da Fiocruz-PR a atividades relacionadas ao ensino de ciências nos diversos níveis, tendo em vista a Transposição Didática.
  5. Desenvolver um produto para uso de professores e pesquisadores das áreas de ciências disponibilizando ferramentas de design (tutoriais, modelos, bancos de imagens, dicas para elaboração de esquemas e apresentações científicas, etc.), para dar suporte à elaboração de aulas, seminários, sequências didáticas e demais atividades de ensino.
  6. Incluir no produto um recurso que estimule a criação de fóruns de discussão para fomentar o Design Científico, envolvendo designers, professores e pesquisadores de ensino e das ciências, tendo em vista o desenvolvimento de uma comunidade interdisciplinar voltada ao ensino de ciências mediado pelo design.

Tendo em vista os objetivos de unir design e ensino, no contexto emergente da área de Design Científico, buscou-se uma metodologia de trabalho que permitisse a liberdade acadêmica necessária para transitar entre os referenciais destas áreas.


Num primeiro momento, foi realizada a pesquisa bibliográfica, com o intuito de apresentar e delimitar as áreas e estabelecer os pontos de convergência (capítulos 3, 4 e 5). Neste contexto, foi realizada uma pesquisa do tipo estado da arte a fim de investigar que tipos de interação design-ensino têm ocorrido no Brasil. Com isso, foi possível estabelecer a relevância e ineditismo do presente trabalho.


Num segundo momento (capítulo 6), foi realizada uma sequência de 20 esquemas científicos, entre fevereiro de 2016 e julho de 2018, no âmbito da Fiocruz-PR. Estes esquemas são originais e representam – na prática do autor – a fusão dos conceitos de design e ensino. Destes, foram selecionados 7 esquemas, que são apresentados e analisados a partir de ferramentas específicas: o diário de bordo, que busca analisar os elementos do design presentes em cada esquema, e os depoimentos dos pesquisadores que colaboraram para o desenvolvimento de cada um dos esquemas. Busca-se analisar estes depoimentos à luz dos referenciais teóricos adotados e, para garantir a fluência do texto, algumas discussões são realizadas na sequência mesma em que os resultados são apresentados, segundo o diário de bordo. Este diário de bordo, também referido como diário de campo ou notas de campo, permite o registro das informações, observações e reflexões surgidas no decorrer da investigação ou no momento observado (GERHARDT e SILVEIRA, 2009, p. 76); trata-se também do “relato escrito daquilo que o investigador ouve, vê, experiencia e pensa no decurso … de um estudo qualitativo” (BOGDAN e BIKLEN, 1991, p. 150). Portanto, no contexto da pesquisa em ensino de ciências, este trabalho de pesquisa consiste em investigação de natureza qualitativa, na qual “o pesquisador fica imerso no fenômeno de interesse… As hipóteses são geradas durante o processo investigativo” (MOREIRA, 2011, p. 76). Assim sendo, esta etapa visa a estabelecer relações concretas que demonstram o impacto dos esquemas científicos desenvolvidos, levando em conta as opiniões dos pesquisadores-professores da Fiocruz-PR e as impressões e observações do autor.


O capítulo final (capítulo 7), por sua vez, compila uma discussão geral dos resultados do trabalho e apresenta o desfecho e as conclusões (considerações finais). Desta forma, busca-se exemplificar e explicar o uso e a importância das ferramentas do design com o intuito de facilitar a comunicação científica e, com isso, ampliar as possibilidades de utilização em sala de aula e em atividades de divulgação e popularização da ciência.


Finalmente, num terceiro momento, a experiência de aplicação das ferramentas de design e as informações obtidas e analisadas na etapa anterior serviram de base para a construção do produto relacionado a esta dissertação. Note-se que, neste período – e por causa da realização deste mestrado – houve a participação do autor em 10 oficinas de formação de professores no âmbito das Olimpíadas Brasileiras de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA). A experiência vivida no processo da OBSMA também serviu de inspiração para a elaboração do produto e proporcionou o diálogo entre esta dissertação e aquela de autoria da mestranda Paula Renata da Fontoura (“A percepção da saúde como direito, seu conceito ampliado e os princípios do SUS na formação escolar: contribuições da Fiocruz e da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente”), na qual o tema OBSMA é desenvolvido pormenorizadamente. De certa forma, esta ligação orgânica entre dois projetos de mestrado também faz parte da contribuição original do autor.


Entende-se que o produto desenvolvido constitua a principal contribuição deste trabalho de mestrado. O portal criado é o resultado vivo que sintetiza este projeto de pesquisa e a expertise do autor:

pica

“Três Músicos”. Em visita a Fontainebleau na França, Pablo Picasso pinta o que é considerado “Cubismo Sintético”, nessa forma de expressão é frisado o uso forte das cores e o estilo das formas geométricas. A obra está exposta no Museu de Arte Moderna, em Nova York.

O projeto

Na gênese deste projeto, está a intenção de contribuir para a difusão da utilização de ferramentas de design a fim de aprimorar imagens e esquemas presentes em artigos científicos e, além disso, contribuir para a divulgação tanto daquelas ferramentas quanto das próprias descobertas científicas. Buscou-se, assim, estabelecer pontes entre as áreas do design e do ensino. Neste sentido, o conceito da Transposição Didática de ideias e trabalhos científicos, bem como a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), constituem elementos de referência a serem articulados com o e a partir do design.

Num primeiro momento, foram elaborados esquemas, desenhos, infográficos, apresentações institucionais, pôsteres científicos, dentre outros, em interação com pesquisadores do Instituto Carlos Chagas e professores do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia (Fiocruz-PR). É notável que a utilização destes materiais, para além do ambiente restrito das revistas acadêmicas, passou a integrar o dia a dia de pesquisadores, professores e estudantes também em sala de aula e atividades de ensino e divulgação científica. A partir daí o trabalho consistiu em refletir a respeito do uso e da importância das ferramentas do design nestes processos, para potencializar a produção de materiais de ensino.

baixe

Em discussão

Entendemos que os materiais e o produto desenvolvidos durante a realização deste projeto e os resultados aqui apresentados comprovem a realização dos principais objetivos do trabalho, especialmente o foco de estabelecer vínculos e ligações entre as áreas de design e ensino.

Foi apresentada uma visão geral das teorias do design e foram explicitados os referenciais teóricos da Transposição Didática e das TIC. Esta combinação de referenciais de ambas áreas serviu de embasamento para o trabalho.


Uma das investigações realizadas diz respeito à revisão bibliográfica (pesquisa de estado da arte) que nos permitiu demonstrar que existem poucas iniciativas, especialmente no Brasil, que visam a se apropriar das metodologias e ferramentas do design como forma de incrementar o ensino. A partir desta demonstração, optamos por dar ênfase ao trabalho de produção de esquemas científicos, no âmbito da Fiocruz-PR, como forma de demonstrar algumas características e possibilidades deste trabalho. De fato, são aqui apresentados 20 esquemas científicos, dos quais 7 são discutidos em detalhe a partir de notas registradas no diário de bordo da pesquisa. Neste processo, procuramos explicitar uma série de aspectos de convergência entre design e ensino e que, em nossa opinião, constituem importante contribuição para o desenvolvimento de materiais de ensino e de divulgação relacionados à transposição de conceitos científicos.


Ainda que, num primeiro olhar, os esquemas científicos estejam relacionados à apresentação de conceitos científicos referentes às pesquisas desenvolvidas na Fiocruz-PR, portanto, em sua maior parte, referentes à pesquisa e ao nível da pós-graduação, acreditamos que o processo de Transposição Didática (“traduzir” conceitos complexos por meio de uma linguagem que facilite o entendimento e também amplie as possibilidades de “explicação”, logo, alargando os próprios horizontes do processo de ensino) tenha características que são comuns a todos os níveis de ensino. Isto significa, por exemplo, que alguns dos esquemas podem também ser usados em aulas no nível de graduação, em palestras, pôsteres e em diversos materiais didáticos ou de divulgação. Desta forma, abre-se um caminho para que as ferramentas de design utilizadas sejam também aplicadas em outros processos (por exemplo, a produção de materiais didáticos com foco no ensino médio ou fundamental). De fato, uma motivação deste projeto foi demonstrar que é possível desenvolver melhores produtos de modo que, além de apresentarem conceitos científicos e temas importantes, os materiais desenvolvidos nos mestrados profissionais são beneficiados e aprimorados quando os aspectos referentes à apresentação estética e ao design também são levados em conta…

2

Na figura 1 é apresentado o esquema originalmente elaborado pelo autor do estudo, que serviu de base para a discussão inicial. A partir deste esboço é que foi desenvolvido o esquema científico final, apresentado na figura 2.

1

Resultados finais

Agradecimento especial

Primeiramente, gostaria de agradecer a DEUS, que tem feito grandes coisas em minha vida. Uma delas, com certeza, foi a de ter me proporcionado as condições para cursar esse mestrado. Existem pessoas que fazem parte do seu alicerce e que sempre estarão ao seu lado, independente da sua batalha de vida, me refiro a minha esposa Caciane Bastos e aos meus filhos, Lucas Bastos e Felipe Bastos. Essas pessoas foram fundamentais para a minha caminhada em todo esse processo de formação. Agradeço minha família, Mãe, Padrasto, Irmão, Irmã, Sogro e Sogra pelo o apoio ao longo desta caminhada tão importante.


Gostaria de destacar com profundo agradecimento a Paula Renata Silva da Fontoura, que neste processo se fez presente e contribuiu para minha seleção a para a formação deste projeto.


Também preciso destacar o Dr. Samuel Goldernberg, que me abriu a oportunidade de estar neste mestrado, uma pessoa especial, que representa a ciência deste país e que, certamente, todos os títulos e honrarias ficam em segundo plano quando conhecemos a pessoa que é. Ele me surpreende com generosidade, dedicação e competência em diversas áreas da vida, suas atitudes fazem com que meu respeito aumente a cada dia e suas orientações nos inspiram ir cada vez mais longe. Um sincero orgulho de estar ao seu lado.


Em especial, meu Orientador Arandi Ginane Bezerra Júnior,, um ser incomparável, uma mente genial que transborda de ideias, emoções e ações que inspiram a pensar e fazer diferente.. Eu acredito que Deus levanta pessoas especiais em nossas vidas e o professor Arandi é uma delas, uma pessoa singular e com potencial humano inalcançável, que foi o responsável direto na construção desse projeto. A cada orientação, a cada encontro, e a cada palavra, ele me conduzia a patamares que eu nunca imaginei alcançar. Meu profundo agradecimento, e admiração por esse grande professor que possui um valor incalculável na educação brasileira. Eu me orgulho de estar em sua vida e ter o privilégio de conviver com sua mente brilhante e seu conhecimento vasto.

obrigado
TOP