A utilização dos recursos didáticos influencia diretamente na compreensão do aluno. Esses recursos proporcionam um maior dinamismo em sala de aula, possibilitando melhor compreensão e interação do conteúdo abordado. A exposição de imagens em obras didáticas ajuda no entendimento do conteúdo abordado pelo professor.
A importância do uso de imagens no desenvolvimento da aprendizagem do aluno é sem dúvida um método incontestável, pois a imagem consegue despertar apreensão e facilidade no armazenamento do conteúdo trabalhado. Além de tudo a imagem pode contribuir para o processo de formação e reformulação de conceitos.
A imagem é adotada por muitos professores ainda de maneira restrita. Nesse contexto surge a necessidade de se estudar, analisar e interpretar imagens, com o objetivo de problematizá-las como recurso didático. Para entender o que é leitura de imagem, é necessário compreender o seu conceito. O conceito de leitura de imagem especificamente pode ser ampliado para um processo de decodificação e compreensão de expressões formais e simbólicas.