Tendo em vista os objetivos de unir design e ensino, no contexto emergente da área de Design Científico, buscou-se uma metodologia de trabalho que permitisse a liberdade acadêmica necessária para transitar entre os referenciais destas áreas.
Num primeiro momento, foi realizada a pesquisa bibliográfica, com o intuito de apresentar e delimitar as áreas e estabelecer os pontos de convergência (capítulos 3, 4 e 5). Neste contexto, foi realizada uma pesquisa do tipo estado da arte a fim de investigar que tipos de interação design-ensino têm ocorrido no Brasil. Com isso, foi possível estabelecer a relevância e ineditismo do presente trabalho.
Num segundo momento (capítulo 6), foi realizada uma sequência de 20 esquemas científicos, entre fevereiro de 2016 e julho de 2018, no âmbito da Fiocruz-PR. Estes esquemas são originais e representam – na prática do autor – a fusão dos conceitos de design e ensino. Destes, foram selecionados 7 esquemas, que são apresentados e analisados a partir de ferramentas específicas: o diário de bordo, que busca analisar os elementos do design presentes em cada esquema, e os depoimentos dos pesquisadores que colaboraram para o desenvolvimento de cada um dos esquemas. Busca-se analisar estes depoimentos à luz dos referenciais teóricos adotados e, para garantir a fluência do texto, algumas discussões são realizadas na sequência mesma em que os resultados são apresentados, segundo o diário de bordo. Este diário de bordo, também referido como diário de campo ou notas de campo, permite o registro das informações, observações e reflexões surgidas no decorrer da investigação ou no momento observado (GERHARDT e SILVEIRA, 2009, p. 76); trata-se também do “relato escrito daquilo que o investigador ouve, vê, experiencia e pensa no decurso … de um estudo qualitativo” (BOGDAN e BIKLEN, 1991, p. 150). Portanto, no contexto da pesquisa em ensino de ciências, este trabalho de pesquisa consiste em investigação de natureza qualitativa, na qual “o pesquisador fica imerso no fenômeno de interesse… As hipóteses são geradas durante o processo investigativo” (MOREIRA, 2011, p. 76). Assim sendo, esta etapa visa a estabelecer relações concretas que demonstram o impacto dos esquemas científicos desenvolvidos, levando em conta as opiniões dos pesquisadores-professores da Fiocruz-PR e as impressões e observações do autor.
O capítulo final (capítulo 7), por sua vez, compila uma discussão geral dos resultados do trabalho e apresenta o desfecho e as conclusões (considerações finais). Desta forma, busca-se exemplificar e explicar o uso e a importância das ferramentas do design com o intuito de facilitar a comunicação científica e, com isso, ampliar as possibilidades de utilização em sala de aula e em atividades de divulgação e popularização da ciência.
Finalmente, num terceiro momento, a experiência de aplicação das ferramentas de design e as informações obtidas e analisadas na etapa anterior serviram de base para a construção do produto relacionado a esta dissertação. Note-se que, neste período – e por causa da realização deste mestrado – houve a participação do autor em 10 oficinas de formação de professores no âmbito das Olimpíadas Brasileiras de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA). A experiência vivida no processo da OBSMA também serviu de inspiração para a elaboração do produto e proporcionou o diálogo entre esta dissertação e aquela de autoria da mestranda Paula Renata da Fontoura (“A percepção da saúde como direito, seu conceito ampliado e os princípios do SUS na formação escolar: contribuições da Fiocruz e da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente”), na qual o tema OBSMA é desenvolvido pormenorizadamente. De certa forma, esta ligação orgânica entre dois projetos de mestrado também faz parte da contribuição original do autor.
Entende-se que o produto desenvolvido constitua a principal contribuição deste trabalho de mestrado. O portal criado é o resultado vivo que sintetiza este projeto de pesquisa e a expertise do autor: