• P
    r
    e
    c
    i
    s
    a
    m
    o
    s
    P
    r
    a
    t
    i
    c
    a
    r
    .
    .
    .

TIC e as Imagens

A utilização dos recursos didáticos influencia diretamente na compreensão do aluno. Esses recursos proporcionam um maior dinamismo em sala de aula, possibilitando melhor compreensão e interação do conteúdo abordado. A exposição de imagens em obras didáticas ajuda no entendimento do conteúdo abordado pelo professor.


A importância do uso de imagens no desenvolvimento da aprendizagem do aluno é sem dúvida um método incontestável, pois a imagem consegue despertar apreensão e facilidade no armazenamento do conteúdo trabalhado. Além de tudo a imagem pode contribuir para o processo de formação e reformulação de conceitos.


A imagem é adotada por muitos professores ainda de maneira restrita. Nesse contexto surge a necessidade de se estudar, analisar e interpretar imagens, com o objetivo de problematizá-las como recurso didático.  Para entender o que é leitura de imagem, é necessário compreender o seu conceito. O conceito de leitura de imagem especificamente pode ser ampliado para um processo de decodificação e compreensão de expressões formais e simbólicas.

d3368a100420929b2bcec009038856b2--marketing-digital-professor-(1)

TIC

As TICs são as Tecnologias da Informação e Comunicação, formas tecnológicas distintas de comunicar e informar por meio das funções de hardware, software e telecomunicações. São utilizadas em diversos segmentos, mas neste texto, falaremos da sua presença no ensino e aprendizagem.


Antes de irmos mais a fundo neste tema, gostaria que os professores pudessem desmistificar a ideia das tecnologias na educação como algo que tivessem que escolher ou não trabalhar.


Sabemos que muitos professores resistem à evolução do ensino trazida pela modernidade, mas a questão que se coloca aqui não é em julgar as tecnologias como boas ou ruins, ou ainda, optar por trabalhar ou não nesta proposta. As tecnologias, sempre serão tecnologias, e serão boas ou não dependendo da forma que a utilizarmos. O professor não será substituído, como alguns pensam, pois ele será o mediador, aquele com o potencial criativo jamais ocupado pelas máquinas. É o professor que terá em suas mãos a possibilidade de transformar uma tecnologia num bom recurso.

O ensino e o aprendizado nas TICs

Se pararmos para pensar, a tecnologia é algo que já está inserido na rotina de crianças e adolescentes das gerações Y e Z. Sendo assim, podemos pensar em maneiras de inserir TICs na educação de forma a tornar o uso produtivo. A própria Unesco defende que cada país deve ter políticas que incentivem o uso das tecnologias móveis em sala de aula. Saiba mais os motivos  e recomendações:


1. Criar ou Atualizar políticas ligadas ao aprendizado móvel: Verifique as restrições do ambiente e se ele possibilita a utilização de tecnologias conectadas a internet.


2. Conscientizar sobre sua importância: Deve haver uma conscientização do uso das ferramentas para que se mantenha o foco no seu propósito.


3. Expandir e melhorar opções de conexão: A utilização de TICs na Educação depende em alguns casos da melhoria da infraestrutura. Isso deve ser estudado para que não hajam problemas futuros no desenvolvimento das metodologias.


4. Ter acesso igualitário: Todos dentro da sala de aula devem ter os mesmos direitos, e caso hajam atividades extras deve-se garantir que todos terão acesso igualitário as ferramentas educacionais.


5. Garantir equidade de gênero: A Tecnologia na Educação e suas atividades não deve oferecer nenhuma discriminação quando perfil do utilizador, qualquer atividade deve ser levada em conta.


6. Criar e otimizar conteúdo educacional: Todo o material criado deve ser pensando no formato de uma nova dinâmica de aula. Utilizem as tecnologias inclusive para criar o material didático.


7. Treinar professores: Os professores devem estar aptos e seguros a utilizar a tecnologia na sala de aula. 


8. Capacitar educadores usando tecnologias móveis: O professor deve ser estudante utilizando a TIC.


9. Promover o uso seguro, saudável e responsável de tecnologias móveis: Deve-se prestar atenção para que os alunos não passem ser dependentes da tecnologia na sala de aula e isso passe a ser algo prejudicial.


10. Usar tecnologia para melhorar a comunicação e a gestão educacional: A tecnologia na educação não deve ser uma barreira e sim um meio de estímulo de comunicação entre pais, professores e estudantes.

 

TOP