Uma das melhores fontes de referência que temos disponível é o mundo a nossa volta. Essa afirmação já foi reforçada por grandes artistas e criativos de todas as áreas. No design não é diferente! É extremamente importante estar atento à tudo que acontece a nossa volta para poder encontrar referências para nossos projetos.
Ter um olhar de pesquisador precisar ser natural no comportamento de um designer, uma característica inerente ao trabalho> essa postura contribui para buscar uma solução de um determinado problema, oferecendo alternativas apoiadas no design.
É necessário ter referências boas e ruins. Nesse sentido, é produtivo guardar peças que chegam a nossas mãos, como um cartão de visitas ou um flyer. Por que é útil? Você terá em mãos um rápido manual do que pode ser feito em impressão (e o mais importante, do que não pode ser feito) e utilizar essas referências como fonte de inspiração.
Pesquisar algo essencial para o desenvolvimento de projeto de design. Muitas vezes, um bom briefing – um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento – pode responder muitas questões que você possa ter em aberto. Faça brainstormings conhecido na língua portuguesa como Tempestade de Ideias rápidas, e registre, nem que seja num guardanapo.
Um bom designer não deve se limitar ao uso das ferramentas de edição. É preciso estudar. Já ouviu falar em Gestalt? Podemos chamar essa disciplina de “psicologia das formas”. O design utiliza a Gestalt o tempo inteiro, ainda que de forma inconsciente. É a melhor maneira de saber mais sobre como as pessoas percebem os diferentes estímulos visuais.
Estudar Gestalt é importante para que entendamos a percepção das coisas. Compreendendo os princípios da Gestalt você terá maior controle sobre seus projetos e peças gráficas. Os trabalhos serão mais harmoniosos; e a mensagem entregue ao público, muito mais bem direcionada.
Por isso, leia mais! Os livros estão cheios de teorias que podem ser colocadas em prática. Identifique áreas relacionadas que possam acrescentar conhecimentos e noções variadas. Você pode saber um pouco mais sobre fotografia, psicologia, marketing e outras áreas.