Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9253
Título: Análise e aplicação de práticas do CMMI em desenvolvimento de software
Autor(es): Cruz, Lucas de Almeida
Carmo, Luiz Philippe Moro de
Orientador(es): Linhares, Robson Ribeiro
Palavras-chave: Software - Desenvolvimento
Administração de projetos
Modelos de capacitação e maturidade (Software)
Computer software - Developmen 
Project management
Capability maturity model (Computer software)
Data do documento: 30-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CRUZ, Lucas de Almeida; CARMO, Luiz Philippe Moro de. Análise e aplicação de práticas do CMMI em desenvolvimento de software. 2016. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta a análise do grau de maturidade de desenvolvimento de software realizada em um departamento de uma universidade federal, utilizando os princípios do CMMI. Apresenta-se conceitos de desenvolvimento de software e gerencia de projetos. Discutese os conceitos do CMMI e seus enfoques, bem como sua relação com os processos de desenvolvimento. Complementado por uma pesquisa realizada com os membros do departamento estudado e análises dos documentos do processo atual, o estudo verificou as falhas de maturidade que existem dentro do modelo de desenvolvimento atual. Apresenta-se como resultado um plano desenvolvido posterior a análise com objetivo de melhoria dos processos de desenvolvimento internos, buscando atingir o nível 2 de maturidade de acordo com o CMMI, bem como um website desenvolvido para a divulgação deste plano.
Abstract: This Project presents an analysis of the maturity levels in the software development process of a department inside a federal university, using the principles of CMMI. The concepts of software development and project management are presented. The CMMI model and its focus are also discussed, as well as its relationship with the development processes. Complemented for a research performed with the members of the studied department, and an analysis of the process documents, the study found flaws inside the current development model. As result it presents an improvement plan, developed after the analysis, which aims to help the department to reach maturity level 2 in CMMI, as well as a website developed to publish this plan.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9253
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COSIS_2016_5.pdf2,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.